Notícias

Em alusão do Dia Mundial da Tuberculose, Secretaria de Saúde realiza ações diagnóstico e prevenção

15/03/2022

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Tuberculose, vinculado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), irá realizar em parceria com a UNICENTRO e as Unidades prisionais do município (PEG, PIG e Cadeia Pública de Guarapuava), ações de conscientização sobre os principais sinais e sintomas da doença. O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce, além de promover formação para os profissionais de saúde.  

 

A programação começa nesta quarta-feira (16), no Centro Universitário Campo Real, com o treinamento sobre os novos protocolos de tratamento da tuberculose para os coordenadores, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS).  

 

CASOS

Em Guarapuava, foi registrada uma queda significativa do número de casos no último ano, indo de 46 casos de tuberculose em 2020 para 16 casos notificados em 2021. Destes, 19% estão vinculados ao sistema prisional. No Brasil, foram registrados 66.819 casos novos da doença em 2020, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes. “Vale ressaltar que pessoas privadas de liberdade apresentam maior probabilidade de contrair tuberculose, um risco 34 vezes maior, de acordo com o Ministério da Saúde, por isso estamos reforçando as ações e cuidados para evitar a doença nesses ambientes ”, explica a coordenadora do Programa de Tuberculose, Marlene Borecki.

 

SINAIS

Sintomas como tosse por mais de 3 semanas, suor noturno, perda de apetite, febre no final do dia e perda de peso, podem ser tuberculose. Se apresentar estes sintomas, o paciente deve procurar a UBS mais próxima.

 

CAUSA

A Tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e, se não tratada corretamente, pode apresentar sequelas extra-pulmonares, como doença no fígado, tuberculose óssea, tuberculose cerebral, tuberculose urinária, entre outras. 

 

A data de luta contra a doença foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em alusão ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou bacilo de Koch, pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.