Notícias

Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, secretarias promovem roda de conversa com Vera Martins

26/07/2022

Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda (25), que representa o símbolo de luta e resistência marcado pela união delas no combate ao racismo, as Secretarias Municipais de Políticas Públicas Para Mulheres e de Cultura, promoveram, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, uma roda de conversas com a artista plástica Vera Martins. 

 

“Para nós, é uma uma alegria, um orgulho poder celebrar o dia da mulher negra latino-americana e caribenha, com uma artista renomada em todo o Brasil. Tivemos a oportunidade de aprender em uma nova perspectiva, através da arte,  sobre ser mulher.  Além de mostrar a história, a importância da mulher negra que sempre contribuiu para o desenvolvimento do País e não são citadas em histórias. Em um país em que o maior índice de feminicídio está entre mulheres negras e periféricas, é importante trazer esse debate “, destacou a secretária de políticas públicas para mulheres, Priscila Schran.

 

O tema central foi “A Violência sob a delicadeza”. Durante o evento, foi apresentada e ilustrada a história da trajetória de Vera e as curiosidades por trás de suas obras, repletas de um sentimento de desconstrução. “Me sinto grata por ter a oportunidade de contribuir com um pouco da arte. E mostrar um pouco do meu trabalho, abrindo estas questões relacionadas ao percurso de mais de 30 anos, mostrando como eu cheguei até aqui. O público guarapuavano foi muito receptivo. Trazer essa temática, foi uma experiência muito boa, uma troca de conhecimentos”, falou Vera Martins.

 

 A professora chefe do departamento de Artes da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Daiane Solange Stoeberl da Cunha, elogiou a iniciativa e ressaltou sobre como Vera Martins é importante para os amantes de arte. “É bem importante para Guarapuava, para os artistas, para os estudantes de arte. Nós temos aqui, muitas pessoas interessadas em arte e que muitas vezes têm dificuldade em ter contato. Então, esse acesso que a prefeitura está fazendo, trazendo a artista aqui, facilita, contribui, dá a possibilidade de muitas pessoas conhecerem e, consequentemente, deixando Guarapuava mais brilhante”, elogiou.

 

“Eu acho que é um momento muito especial para a cultura de Guarapuava, receber nesse momento, a presença da Vera. Ela traz sua experiência, o jeito que ela trabalha e um pouquinho dessa desconstrução de tudo aquilo que os artistas pensam no pincel. E, ela traz ainda, essa construção do chicote, pintar utilizando essa técnica. Então, também é uma oportunidade para as pessoas fazerem conosco esse percurso cultural”, contextualizou a secretária da Cultura Rita Felchak. 

 

Para a participante da roda de conversa, a estudante, Elisangela Zanedine, a ação agregou em novas experiências. “Foi muito legal. Eu não tinha conhecimento de todas essas obras da Vera, que são bem profundas e eu, como aluna de arte do segundo ano, acredito que isso ajuda a abrir para novos horizontes e ter novas experiências”, concluiu.

 

Programação: 

 

Oficina Chicotadas

Terça-feira: 26/07

Local: CEU das Artes (onde serão produzidas obras coletivas que irão compor a exposição).

Horário: Turma A às 9h e Turma B às 14h

 

Abertura da Exposição

Quarta-feira: 27/07

Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Horário: 19h