Notícias

Em alusão à campanha Maio Amarelo, SETRAN realiza mais uma blitz educativa em Guarapuava

23/05/2023

Desta vez, a ação foi na Avenida Moacir Júlio Silvestri, nas proximidades da Loja Havan. Centenas de veículos foram abordados durante a operação e receberam instruções sobre segurança no trânsito, direção defensiva e respeito aos pedestres.

 

No início da tarde desta terça-feira, 23 de maio, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Guarapuava, promoveu mais blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo, de 2023.

 

A ação, que ocorreu na Avenida Moacir Júlio Silvestri, em frente à Loja Havan, foi realizada em uma integração com as diversas forças de segurança que atuam no município, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SEST SENAT, DETRAN e SETRAN. Agentes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN) também integraram o grupo do Maio Amarelo.

 

Este ano, a Campanha que completa 10 anos, tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”. Durante as abordagens, os motoristas e motociclistas receberam flyers com orientações sobre a condução dos veículos, com destaque para a direção defensiva. Na oportunidade, os agentes conversaram com os condutores e detalharam sobre os cuidados necessários na hora de dirigir.

  

Conforme o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, a cada ano há uma grande adesão dos motoristas à Campanha Maio Amarelo, o que demonstra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança, uma vez que os números de mortes em decorrência de sinistros estão cada vez maiores. 

 

“Nesta terça-feira, realizamos a terceira blitz da Campanha Maio Amarelo. Vamos, no decorrer de maio, realizar várias outras blitze, sempre primando pela educação no trânsito. O objetivo, como todos os anos, é fazer com que os motoristas tenham mais consciência no trânsito, respeitando os limites de velocidade, a sinalização, o código de trânsito, bem como todas as leis. Somente com educação e empatia, teremos redução nos números de acidentes, pois sabemos que isto é muito grave em todo o mundo”, grifou Adalberto.

  

LANÇAMENTO

 

O lançamento da Campanha Maio Amarelo 2023 ocorreu em 1 de maio, durante a Festa do Trabalhador de Guarapuava.

 

Este ano, a Campanha completa 10 anos e vem com o tema “No trânsito, escolha a vida”, reforçando a necessidade da conscientização e a convicção de que a maioria dos acidentes podem ser evitados.

 

A CAMPANHA

 

O Maio Amarelo surgiu de uma iniciativa da ONU e da OMS que definiram o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização de trânsito e o amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência. O objetivo no período, é pôr em pauta para a sociedade o tema trânsito com o intuito de conscientização para redução de acidentes.

 

Um estudo da OMS de 2009 apontou que os acidentes de trânsito eram a nona principal causa de morte no mundo. A estimativa é de que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes em 178 países. Outras 50 milhões sobreviveram com sequelas. Em 2020, a estatística apontou que 1,35 milhão de pessoas perderam a vida no mundo por causa desses sinistros.

 

A Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito entre 2021 e 2030 tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios, a conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.