Em 3 meses, Programa Guarapuava Digital gera economia de R$ 90 mil reais e agiliza atendimento ao público

30/11/2020

Guarapuava segue fomentando um ecossistema de inovação e tecnologia que, agora, também está presente nos serviços públicos por meio da tramitação de documentos via online. Além de gerar economia, o Programa Guarapuava Digital garante mais agilidade no atendimento ao público das demandas externas e na tramitação interna na esfera administrativa.

O sistema já teve mais de 100 mil acessos desde que entrou em funcionamento no mês de agosto. Entre os diversos benefícios conquistados pela Administração nesse período, está a economia de cerca de 90 mil reais gerada com a diminuição do uso de papéis, tinta de impressão, energia, além do tempo gasto com, por exemplo, a entrega dos processos físicos, memorandos e ofícios que antes era feita por funcionários.

O Guarapuava Digital foi uma grande conquista! Já tivemos muito trabalho e muita documentação transitando neste sistema. É um grande passo, um serviço seguro e transparente de qualidade para o usuário. O trabalho interno também avançou muito e evitamos muitas despesas com material de expediente., destacou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

73% dos atendimentos do Protocolo Geral são feitos de modo online — Foto: Secom

Os atendimentos são realizados tanto pela Prefeitura Municipal, quanto pela Fundação Proteger e Instituto Guaraprev. Neste momento de pandemia, com o distanciamento social, os serviços prestados de forma online também garantem o acesso à informação de forma pública, segura e, ainda mais transparente. “Com esta inovação as pessoas não precisam vir até a prefeitura para solicitarem os serviços, basta que elas acessem a plataforma de qualquer lugar, necessitando apenas de conexão com a internet. É só fazer um cadastro com seus dados pessoais e já poderá usar. Agora, todas as vezes que o cidadão precisa saber como está a tramitação do pedido, é só fazer o login e verificar”, destaca o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luiz Augusto de Abreu.

Comunicação interna e externa

O ambiente digital reúne 592 setores, subsetores e grupos trabalho. Dentro dele, memorandos, circulares, ofícios, protocolos e processos administrativos transitam com agilidade. A mudança, trouxe  efeitos positivos na conservação do meio ambiente. Somente nestes últimos três meses, cerca de 580 mil impressões foram evitadas, o que corresponde ao papel produzido com a derrubada de cerca de 25 árvores.

Nesta busca pela melhor experiência, o usuário também pode ver a tramitação de forma instantânea. De acordo com o relatório gerado pelo software, entre os serviços mais acessados estão os prestados pelo departamento de Alvarás, setor de IPTU e ISS,  Vigilância Sanitária e, principalmente, pelo Protocolo Geral, que tem atendido 73% das demandas através do site. Assim, a inovação conta com um grande fluxo de informações, chegando a 72% de usuários frequentes.

Prefeitura, Fundação Proteger e a Guaraprev já utilizam a plataforma do Programa Guarapuava Digital – Foto: Secom

Ouvidoria Digital

Além disso, a plataforma oferece para a população um canal para a ouvidoria, por onde já foram realizados cerca de 800 atendimentos nesse período. “A população tem um acesso direto ao Poder Público podendo fazer uma reclamação ou sugestão diretamente no site, marcar diretamente o local do problema ou utilizando a geo localização, no entanto, o telefone 156 continua disponível para atender as demandas das pessoas. ”, complementou o diretor, Luiz Augusto de Abreu.

Facilidade no pagamento

Outro beneficio é que as taxas referentes aos processos solicitados têm boletos gerados automaticamente pelo sistema. Assim que os processos são finalizados, o boleto é emitido com vencimento de até cinco dias e  fica em aberto na plataforma por mais cinco dias. O que facilita para o cidadão fazer o pagamento, devido a economia de tempo para que as transações sejam concluídas pelo banco, sem precisar ir até ao Paço Municipal.

E o Município de Guarapuava caminha cada vez mais para informatização. Em breve, a Surg também deve ser integrada ao ambiente digital. Para conferir todos os atendimentos já disponíveis, clique aqui.