Notícias

Eleição para conselheiros tutelares acontece em outubro

10/09/2015

No dia 04 de outubro, o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Guarapuava realiza eleição para conselheiros tutelares. Vinte e duas pessoas concorrem a dez vagas, que estão distribuídas em dois polos de Conselho Tutelar no município. Todos os eleitores estão aptos a votar, sendo necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto, em um dos nove pontos de votação na cidade e mais quatro no interior, das 8 às 17h em locais a serem definidos, oficializados e divulgados.

Os candidatos se mobilizam em campanhas eleitorais que prosseguem durante todo o mês. O secretário Executivo dos Conselhos de Guarapuava, Nilton Luiz Zaroski, explica que há regras para a campanha eleitoral dos candidatos. “Pode ser feita pelas mídias e na rua, porém a população deve ficar atenta ao aliciamento de eleitores, propaganda enganosa e denunciar ao ver algum caso que infrinja as normas contidas no edital nº 09/2010”, destaca Zaroski.  No dia da eleição, conforme consta no edital nº 010/2015, não é permitido ao candidato ou a qualquer outra pessoa fazer propaganda eleitoral, transportar eleitores e realizar anúncio em carros de som, sob pena de impugnação de candidatura. “O voto não é obrigatório, entretanto o tema requer participação ativa da população”, diz Zaroski.

Segundo o presidente do Comdica, Luiz Carlos dos Santos, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e seus servidores estão ligados diretamente à administração pública. “O Conselho Tutelar é autônomo, pois as decisões são tomadas dentro do próprio colegiado. Por sua vez, também não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais, sendo jurisdicional. Sua função na sociedade é de grande importância, pois os conselheiros são encarregados de zelar pela garantia de direitos da criança e do adolescente e aplicar medidas de proteção”. Ainda de acordo com Santos, o Conselho Tutelar atende e aconselha pais ou responsáveis e leva ao conhecimento do Ministério Público fatos que descumpram o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Lista dos candidatos, em ordem alfabética, e seu respectivo número:

Ana Claudia Campos (34); Ana Paula Bilek (12); Carina Silva (10); Ederson Jesus Santos (08); Edilson Guilherme Gasparello (18); Francielly da Costa Rocha Rodovanski (32); Irene Ramos Ribeiro dos Santos (45); Isabel Mingoranse da Cruz (04); Ivete Terezinha Toledo (46); Jeferson Luiz Alexandre (17); João Helio Baltazar da Luz (26);  Karla Elaine Zaluski (15); Lauro de Paula Lourenço (31); Maria Aparecida Turkiewicz (09); Maria Salete Brusczmiski (03); Paulo Cezar de Lima (02); Rosane Novak de Mello (23); Roseli Aparecida Peterlini Bonfim (27); Tânia Regina Ribeiro Godoi Ferreira (29); Terezinha de Jesus Maciel (37); Thaysa Aparecida Acordi Kuster (25) e Viviane Maria Padilha (14).