
Educadores dos CMEIs de Guarapuava participam de curso do Programa “A União Faz a Vida”
30/06/2023
A ação é uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, e a Cooperativa de Crédito, Sicredi Planalto das Águas PR/SP.
Nesta sexta-feira (30), 40 educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guarapuava participaram de uma formação de parceria entre a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, e a Cooperativa de Crédito, Sicredi Planalto das Águas PR/SP.
“A formação de educadores desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado dos mais jovens. Por meio dessa formação, os educadores adquirem habilidades e conhecimentos específicos que permitem que eles compreendam as necessidades das crianças. Esses projetos também promovem a troca de experiências entre os educadores, incentivando o trabalho em equipe e a construção de uma rede de apoio que contribui para a constante atualização e aprimoramento de suas práticas educativas. Guarapuava tem diversos projetos voltados para a educação. Estamos avançando para que nossas crianças e educadores tenham cada vez mais qualidade no desenvolvimento de suas atividades”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O Projeto A União Faz a Vida existe há mais de 27 anos e é um programa em nível nacional. Mais de seiscentos e cinquenta cidades, de quinze Estados do Brasil, participam. Só no Paraná, 10 municípios fazem parte, incluindo Guarapuava.
Segundo Arlany de Andrade, coordenadora da área de desenvolvimento e cooperativismo do Sicredi Planalto das Águas, no ano de 2022, o projeto chegou a ter o envolvimento de mais de 1700 (mil e setecentas) crianças e em 2023, a expectativa é de que este número dobre, contando com mais de quatro mil crianças e adolescentes envolvidos nos projetos com apoio de seus professores.
“Nossa expectativa é grandiosa. Esperamos sempre contribuir com a educação. Nós estamos diretamente ligados ao ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4), que é a Educação de Qualidade, e como a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, vem com esse cuidado, com essa atenção e desenvolve o programa Crer&Ser, o programa A União Faz a Vida vem ao encontro disso. Porque a expectativa é contribuir com a educação, começando nos CMEIs e, conforme seja possível, vamos atingindo os demais professores de outras turmas. Então, nós estamos muito felizes e agradecidos por essa parceria”, ressaltou a coordenadora.
Para o secretário de Educação, Pablo Almeida, as formações são importantes pois promovem uma abordagem educacional mais integral e inclusiva. Além disso, segundo o secretário, formações proporcionam aos educadores a oportunidade de aprender sobre metodologias inovadoras e recursos educacionais que podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais estimulante e envolvente.
“É uma alegria poder proporcionar momentos de aprendizado aos nossos educadores. Temos grandes projetos no município e nossa rede de ensino é inovadora. Graças ao prefeito Celso Góes, temos muito apoio para investir em nossos serviços, melhorando, assim, a qualidade do ensino para os educadores e para as nossas crianças”, grifou o secretário.
Fabio Peterlini, presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, comentou sobre como a formação agregará na vida das crianças.
“Hoje nós estamos com a primeira turma de professores dos CMEIs realizando a formação do Programa A União Faz a Vida, que foi implantado aqui no município. Esses professores estão sendo preparados para passar os conceitos de cidadania e cooperação a todas essas crianças dos CMEIs. Por isso, estamos muito felizes e agradecidos pela prefeitura de Guarapuava abraçar essa causa e desenvolver todo esse trabalho junto com o Sicredi, em cima dos CMEIs, levando o impacto positivo a essas crianças”, evidenciou Fabio.
Na formação, foi apresentada aos educadores a metodologia do Programa A União Faz a Vida, que possui uma metodologia própria voltada para a formação do professor. A criatividade, a autonomia e o protagonismo da criança são fatores fundamentais.
“Nesse primeiro momento, nós estamos passando o desenho da metodologia, a forma e como essa metodologia se desenvolve. E elas (educadoras) estão fazendo isso na prática, porque nós acreditamos que se aprende na prática”, comentou a professora da equipe pedagógica do Projeto A União Faz a Vida, Mariulce da Silva Lima Leineker.
Para Talita Almeida Palermo Estrela, professora do CMEI Mamãe Margarida, a experiência da formação foi muito proveitosa.
“É uma oportunidade que com certeza vai valer muito a pena, porque a metodologia de trabalho vem para somar com o que a gente já desenvolve no nosso dia a dia nos CMEIs. E acredito que vai ser um projeto magnífico”, enfatizou a educadora.
A coordenadora do Programa Crer&Ser, Ana Claudia Klosouski, expressou contentamento sobre o que os projetos da Secretaria de Educação estão realizando na educação do município. Ana realçou a importância das educadoras na formação das crianças.
“A rede de ensino é extremamente rica. Os projetos que são desenvolvidos pelas educadoras, são maravilhosos. O cuidado, o carinho e a qualidade que elas põem neste trabalho faz toda a diferença. Porque este projeto é grandioso e discute muito a inovação, com destaque para as profissões do futuro e isto é o futuro das crianças, o futuro do país. E tudo isso começa com as educadoras. É um trabalho de extrema importância, que pode mudar a vida das crianças e a realidade da cidade. Elas contribuem para formar pessoas melhores”, salientou Ana.
Ao fim da formação, a coordenação do Crer&Ser realizou um sorteio de cinco camisetas do programa para as educadoras.
Para ver mais fotos do evento, clique AQUI.