Notícias

Educadores de CMEIs participam da segunda turma de formação do programa “A União Faz a Vida”

28/07/2023

Ao todo, 80 professores já participaram das duas turmas do curso de formação educacional.

 

Nos dias 27 e 28 de julho, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria da Cooperativa de Crédito Sicredi Planalto das Águas PR/SP, realizou uma formação do projeto “A União Faz a Vida”, para professores da rede municipal de ensino. Desenvolvendo atividades práticas e teóricas, 40 educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participaram da segunda turma na formação pedagógica. 

 

“Estamos comprometidos e acreditamos firmemente que a educação é a chave do progresso. Por isso, estamos entusiasmados com essa iniciativa inovadora que promove uma melhoria continuada da educação em nossa comunidade, alinhada com as melhores práticas pedagógicas que fortalecem o papel da escola como agente transformador na sociedade”, grifou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

O programa “A União Faz a Vida” é uma iniciativa do Sistema de Cooperativas de Crédito, Sicredi, com a parceria das prefeituras de cidades brasileiras. Desde 1995, o projeto vem alavancando e promovendo a transformação social por meio da educação, dialogando com educadores e formando alunos como cidadãos cooperados. Em Guarapuava, 40 professoras participaram previamente do curso, agora, outra turma de 40 alunos teve a chance de desenvolver e aplicar as metodologias pedagógicas. 

 

“Estamos com a segunda turma de professoras dos CMEIs que vai somar uma quantidade de 80 professores que passaram pelo programa, entre a primeira e segunda turma, e que estão recebendo instruções e essa formação de como elas vão desenvolver esse trabalho junto das crianças. As educadoras vão levar para as turmas noções de cidadania e cooperação junto aos alunos dos CMEIs”, ressaltou o presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fábio Peterlini.

 

Na quinta-feira (27), as professoras participaram de uma expedição investigativa em um espaço aberto. Segundo a assessoria do projeto, o objetivo era fazê-las ver, observar e experimentar o espaço, além de (re)conhecer a comunidade por meio de dinâmicas e propostas participativas. Nesta sexta-feira (28), o grupo se reuniu e desenvolveu atividades a partir de metodologias e noções educacionais por meio do diálogo entre os integrantes.

 

Segundo a assessora do programa “A União Faz a Vida”, Mariulce Leineker, o objetivo fundamental do projeto é o exercício das ações pedagógicas na prática.

 

“Nosso intuito nesses dois dias é apresentar o desenho da metodologia, como ela se concretiza e fazer com que as professoras vivenciem essa prática. Então, ontem nós realizamos atividades partindo daquilo que elas já trabalham e hoje nós estamos desenvolvendo o projeto. O objetivo é fazer com que as crianças e as educadoras participem de forma prática, realmente, trazendo a vida para dentro do CMEI ou da escola e estabelecendo essa relação com o conteúdo, o currículo e a vida escolar de cada um. Por isso, a gente procura desenvolver a metodologia de forma prática”, sublinhou a Mariulce.

 

Contribuindo com o desenvolvimento de uma educação inovadora, o programa “A União Faz a Vida” é integrado ao programa Crer&Ser, dentro do eixo EducaUp. Ana Cláudia Klosouski, coordenadora do Crer&Ser, relatou com entusiasmo o objetivo da colaboração entre a Secretaria de Educação e o Sicredi. 

 

“Uma parceria de sucesso foi estabelecida. Onde por meio do programa Crer&Ser estamos oferecendo a oportunidade da aplicação de um projeto específico junto aos nossos CMEIs, possibilitando o desenvolvimento cooperativista e cidadania com nossas crianças”, ressaltou a coordenadora. 

 

Já a assessora pedagógica do projeto, Eliane Dominico, exalta a parceria e o trabalho realizado pela Sicredi com os educadores da rede de ensino municipal. Ainda lembra, que o curso é apenas o início.

 

“O critério para poder desenvolver o projeto é participar da formação e a partir de segunda elas já vão colocar em prática. Essas são as mesmas atividades e projetos que elas executam nos CMEIs, só que com a parceria do Sicredi. Essa parceria vem nos ajudando muito porque eles tem uma outra perspectiva das mesmas propostas de educação nossas”, finalizou Eliane.

 

Veja mais fotos do evento, AQUI.