Notícias

ECOPONTO DE GUARAPUAVA RECOLHE PNEUS DA CIDADE E REGIÃO

25/10/2017

Um dos objetivos da Lei nº 12.305/10 é diminuir o volume de resíduos sólidos (aquilo que pode ser reaproveitado) que chegam até o aterro sanitário. “Um dos pontos da lei é a Logística Reversa, que institui a responsabilidade compartilhada na geração de resíduos. Fabricantes, distribuidores, vendedores, e o cidadão que compram são responsáveis pela destinação correta de tudo que produzem”, explica a coordenadora da Coleta Seletiva, Aquecir Cardoso.

Guarapuava cumpre a legislação e conta com O Ecoponto Machadinho Pneus, que recolhe pneus usados da cidade e região. O Ecoponto Pneus está localizado na Rua Portugal, 477, no Xarquinho. A Secretaria de Meio Ambiente auxilia, orienta e incentiva o trabalho, por meio do Programa Parque Escola e da Coleta Seletiva. O recolhimento é feito pelos funcionários do Ecoponto nas borracharias da cidade. São recolhidos todos os tipos de pneu, como de máquinas agrícolas, de caminhões e de bicicletas. O material fica armazenado e depois é encaminhado para Curitiba, onde é reciclado e serve para pavimentação asfáltica. É cobrada uma pequena taxa pela coleta. “Evitando o descarte incorreto, ajudamos o meio ambiente, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”, lembra o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Além do ecoponto de pneus, a cidade mantém espaços para descarte correto de medicamentos, nas farmácias Trajano, e de óleo de fritura, que estão espalhados por escolas, restaurantes, condomínios e demais espaços públicos. “É importante ressaltar que o cidadão precisa fazer sua parte e tenha consciência ambiental”, finaliza Aquecir.