Notícias

Dia Mundial do Turismo é celebrado nesta terça-feira, 27 de setembro

27/09/2022

Desde 1980, em 27 de setembro celebra-se, em todo o mundo, o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo, ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

 

O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro de 1970.

 

A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que ocorreu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o fim da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e o início da alta temporada no Hemisfério Sul.

 

A data tem uma importância significativa para toda a sociedade, pois pretende ressaltar a importância do Turismo nos diferentes aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

 

IMPORTÂNCIA DO TURISMO

 

O Turismo é considerado uma atividade alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados ao ramo, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Sendo assim, o Turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.

 

A importância do Turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, à população que vive em áreas ou cidades turísticas.

 

Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais diferentes daqueles com os quais se estão habituados, contribuindo, em muitos aspectos, para a formação e desenvolvimento pessoal.

 

TURISMO EM GUARAPUAVA

 

Nos últimos anos, o município de Guarapuava tem se destacado no cenário nacional como um dos melhores locais para se fazer Turismo, sobretudo, o Turismo rural e de aventura.

 

Com mais de 180 mil habitantes, Guarapuava está no centro do Paraná, onde o frio se abriga em meio ao calor humano do povo hospitaleiro. É uma cidade de importância nacional, pois faz parte do entroncamento rodoferroviário, denominado corredor do Mercosul, entre a Capital, Curitiba, e Foz do Iguaçu.

 

O município é o maior produtor Brasileiro de malte e da cevada e, por isso, recebeu o título de Capital Paranaense do Malte e da Cevada. Neste quesito, o distrito de Entre Rios se destaca com suas belezas, história e cultura.

 

Guarapuava é a cidade dos canteiros de flores, do parque do lago, das cerejeiras que aquecem e enfeitam o inverno, do Salto São Francisco que com sua grandeza encanta a todos, dos mais variados parques e da rede hoteleira que hoje dispõe de aproximadamente 3000 leitos.

 

Com um pôr do sol dos mais lindos e encantadores, uma paisagem de encher os olhos, é impossível não se apaixonar com tanta beleza.

 

Muitas são as características que tornam Guarapuava diferente de outras cidades, e isso é essencial para o Turismo. Com tantos atrativos naturais, a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, trabalha para que as infraestruturas da cidade estejam sempre prontas para atender aos visitantes, pois, conforme se comprova, o Turismo tem o potencial de movimentar todos os setores econômicos.

 

Encontros, palestras, workshops e rodas de conversa têm sido promovidos nos últimos tempos, com o intuito de mostrar, cada vez mais, os potenciais desta atividade.

 

Guarapuava é uma das cidades com maior área rural do Paraná, sendo consolidada economicamente na agricultura. Neste contexto, os pequenos agricultores se destacam como os que contribuem para a circulação de produtos, fazendo a economia do município girar e crescer. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Eventos, promoveu, no dia 31 de agosto, uma reunião sobre Turismo Rural, para pequenos produtores e futuros empreendedores da região.

 

A iniciativa teve por objetivo explanar aos interessados os meios que podem ser utilizados para se tornarem parceiros, como as associações de moradores, por exemplo. Esta é uma medida que beneficia os produtores com a geração de renda, incorporação da mulher ao trabalho remunerado, além de agregar valores aos produtos primários.

 

A prefeitura de Guarapuava tem uma missão muito bem definida, que é apoiar todas as iniciativas de fomento ao Turismo, sobretudo, a de dar condições aos produtores rurais para que possibilitem a prática do turismo rural. Por meio de associações, todos estão se reunindo e buscando alternativas sustentáveis. A nós, cabe incentivar esses empreendedores para que prosperem e elevem, cada vez mais, o nome de nossa cidade. A maior vantagem de se associar, de formar grupos, é que, a partir de então, se pode agir dentro da legalidade e angariar recursos, firmar convênios com órgãos públicos e outras instituições de financiamento, para que o setor se desenvolva. Estamos aqui para apoiar essas atitudes e fazer com que nosso Turismo cresça cada vez mais”, observa o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Em se tratando Dia Mundial do Turismo, a secretária da pasta, Katriane Mila, pontua que a data é uma importante oportunidade para fomentar não só o turismo local, mas para mostrar todos os potenciais do município em seus diferentes setores.

 

“O Turismo é um setor que tem o potencial de alavancar todos os outros em uma cidade, em um lugar. Uma visita turística pode levar a pessoa a querer conhecer muito mais sobre a região e isto, leva a outros empreendimentos, como a construção de uma moradia, a abertura de uma empresa, por exemplo. E eu digo que nossa cidade está de braços abertos para receber a todos. Temos muitas belezas naturais a serem mostradas. Há infinitas possibilidades e oportunidades aqui. Parabéns a todos que trabalham sempre visando o melhor para o Turismo de Guarapuava, deixando-a muito mais hospitaleira e atraente para que todos os visitantes aproveitem e apaixonem-se pela cidade. Convidamos todos a virem para Guarapuava”, finaliza Katriane.