Notícias

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É LEMBRADO COM MOBILIZAÇÃO EM GUARAPUAVA

27/11/2017

No sábado (25), a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava realizou uma mobilização em prol do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. A iniciativa fez parte Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero 2017. A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Guarapuava, além de representantes de movimentos e coletivos sociais, também participou das ações. “Foi um dia preparado para a disseminação das orientações principalmente sobre os direitos que as mulheres possuem e o acesso delas aos serviços de proteção disponíveis. Sabemos que o feminicídio deve ser combatido diariamente e por isso estamos todas juntas para combater a violência e trabalharmos para salvarmos umas às outras. A mobilização foi só o primeiro ato de combate a essa violência”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

 

A mobilização também foi momento de lembrar das 28 guarapuavanas assassinadas em Guarapuava entre 2009 e 2013, segundo o Mapa da Violência 2015. Eliane Aparecida Gonçalves, mãe de Larissa Gonçalves, vítima de feminícidio, também estava na mobilização. “Estar aqui hoje é um mix de sentimentos. Por um lado estou muito triste, pois é inevitável não lembrar da minha filha, que foi morta pelo marido. Já por outro lado, é importante comparecer em mobilizações assim, pois reforça a todas as mulheres o quão é valioso saber e conhecer com quem nos relacionamos. Além disso, é momento de nos unirmos e juntas combatermos a violência contra a mulher”, afirmou Eliane.

 

A programação dos 16 dias de ativismo segue até o dia 08 de dezembro. Hoje, segunda-feira (27), a partir das 14h, acontecem rodas de conversa com gestantes na UBS Colibri e com os alunos e funcionários da APAE, com pauta sobre sobre violência doméstica intrafamiliar.