
Dia Internacional das Mulheres será marcado pelo Debate sobre a Economia do Cuidado
23/02/2022
A economia do cuidado é um termo que designa o trabalho, majoritariamente realizado por mulheres, de dedicação à sobrevivência, ao bem-estar ou à educação de pessoas, como limpar, arrumar a casa, levar os filhos para a escola, cuidar de um parente, ir no mercado, entre outros. Em âmbito doméstico, esse trabalho é invisibilizado e não remunerado.
Com a pandemia, 50% das mulheres brasileiras passaram a cuidar de alguém. Dados da organização Think Olga mostram que a média de trabalho não remunerado semanal chega a 61 horas. Esse esforço é o equivalente a 11% do PIB brasileiro, que seria a área com maior participação do Produto Interno Bruto nacional. Expandindo para o mundo, o cuidado seria a quinta maior economia do mundo. Com toda essa sobrecarga, as mulheres não se dedicam a outras coisas, como o lazer, participação ativa na política e construir uma carreira.
Pensando nisso, no Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran irá lançar a Consulta Pública Guarapuava Para Todas: “A gente quer saber das guarapuavanas o que mais toma tempo delas, se elas voltaram a estudar, quais são as políticas públicas que poderíamos desenvolver. Nesse ano, tivemos a ampliação do orçamento graças ao prefeito Celso Góes e queremos aplicar esse recurso onde as mulheres guarapuavanas mais precisam. Por isso, neste dia 8 de março o nosso marco será abrir um canal para ouvir as mulheres guarapuavanas, porque queremos construir uma Guarapuava para Todas”.
O evento será realizado no dia 8 de março, no CEU das Artes das 10 horas até as 16 horas, com a secretaria de Assistência Social e de Cultura com a participação de toda a comunidade para que as mulheres possam responder o questionário e conhecer todos os serviços que a prefeitura oferece. Durante o lançamento, os serviços da Rede de Enfrentamento estarão presentes, haverá distribuição de pipoca e algodão doce, serviços de saúde como aferição de pressão e serviços de estética, além de apresentações culturais com patins e skates no local.
OUTROS DADOS:
Ainda de acordo com a secretária Priscila, 93% das trabalhadoras domésticas da América Latina e Caribe são mulheres (Organização Internacional do Trabalho).
-No Brasil, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza. (Gênero e Número).
-7 milhões de mulheres são trabalhadoras domésticas.
(Organização Internacional do Trabalho).
-17% das mulheres brasileiras concluem o ensino superior (IBGE).
-Mulheres que trabalham dedicam 73% mais horas do que os homens aos cuidados/afazeres domésticos (IBGE).
SERVIÇOS:
Dia Internacional da Mulher: Lançamento da Consulta Pública Guarapuava para Todas.
Data: 08 de março
Horário: 10 horas até 16 horas
Local: CEU das Artes Jardim das Américas
Atrações:
13h30 Banda Municipal
14h Coral Municipal
15h30 demonstração da Freestyle – associação de patinadores de Guarapuava
Pré-inscrições para os cursos da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres
Skate
Atividades de arte corporal com o professor do CEU das artes.
Algodão doce e pipocas
Aplicação da vacina HPV para meninas de 9 a 14 anos
Serviços de estética
Oficinas de Artesanato
Parceiros:
Procuradoria da Mulher da Câmara
Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres
Instituto Dom Bosco
Escola Dionísio Kloster Sampaio
ACIG
Centro Universitário Campo Real
Numape
Procon
Rotary Club Guarapuava
SAE
SENAC
SENAP
SESC
Unip