Notícias

Dia Internacional da Mulher é marcado por atividades no Parque do Lago

09/03/2020

Cheia de música, diversão e conscientização. Assim foi a tarde das mulheres que foram até o Parque do Lago nesse domingo (08) e aproveitam os diversos serviços oferecidos em comemoração ao dia Internacional da Mulher. As festividades também marcaram os sete anos da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres, que incentiva a equidade de gênero e luta pelos direitos femininos em Guarapuava e toda região. “É um dia para celebrar, porque nesse pouco tempo de Secretaria nós tivemos resultados muito importantes, cada vida salva até agora está fazendo valer a pena o nosso trabalho. Agora, dados estatísticos mostram que, desde que a Secretaria foi criada, os casos de feminicídio em Guarapuava reduziram 54%. É importante celebrar cada pequena e grande conquista”, declarou a Secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran.

 

É um dia para celebrar, porque nesse pouco tempo de Secretaria nós tivemos resultados muito importantes, cada vida salva até agora está fazendo valer a pena o nosso trabalho (…) Desde que a Secretaria foi criada, os casos de feminicídio em Guarapuava reduziram 54%

 

 

Foram vários serviços ofertados como esmaltação de unhas, massagem e  conscientização sobre doenças relacionadas ao corpo da mulher. A aluna do 7° período de Enfermagem, Kássia Souza, foi uma das voluntárias que atendeu a comunidade. “Esse dia é importante pela informação. Hoje, nós estamos conscientizando várias mulheres sobre o câncer de mama e outras doenças que atingem as mulheres. Elas estão achando interessante e conhecendo várias coisas novas”, contou Kássia.

 

Desde um gesto simbólico, uma rosa que a gente ganhe, já nos deixa muito feliz.

 

Para Lurdes Ramos de Souza de 59 anos, o atendimento mostrou uma preocupação da cidade com a saúde feminina. “É muito bom que tenhamos esses serviços e orientações sobre o câncer de mama e outros exames como a diabetes, porque são informações que muitos não têm no dia a dia”, citou Lurdes. Além dos serviços ofertados, há quem preferiu apenas aproveitar a diversão. “Essa é a primeira vez que venho em um evento assim. Desde um gesto simbólico, uma rosa que a gente ganhe, já nos deixa muito feliz. Além disso, é uma ótima distração para quem não tinha planos para hoje”, relatou Sirlei Aparecida Ferreira de 65 anos.