Dia do trabalhador, uma conquista histórica

30/04/2021

O dia do Trabalho ou dia do trabalhador foi uma conquista dos trabalhadores americanos, que em 1º de Maio de 1886,  saíram às ruas das principais cidades americanas para pedir redução na carga horária de trabalho. A manifestação  deu resultado.

Os trabalhadores americanos  conseguiram assegurar 8 horas  diárias de trabalho. Antes, trabalhavam perto de 100 horas semanais, o que equivalia  aproximadamente a 16 horas por dia.

No Brasil, só em 26 de setembro de 1924 a data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859, assinado pelo presidente Arthur Bernardes. No decreto, o presidente estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes trabalhadoras.

Anos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. A ideia foi suprir as necessidades básicas de uma família,  como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, que passou a resolver questões judiciais relacionadas as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Em Guarapuava, como no resto do mundo, o dia 1º de Maio será diferente pelo segundo ano. No lugar de festas e manifestações, trocamos pelo sentimento de respeito da Prefeitura Municipal aos trabalhadores desta cidade. O reconhecimento pela dedicação por estarem inseridos diretamente na construção da história desta cidade. Onde trabalhadores e trabalhadoras deixam todos os dias um pedaço do seu esforço por uma Guarapuava em construção.

O momento de crise econômica que vive o mundo, provocado pela pandemia, não é diferente aqui. O espírito de luta, bandeira de muitas classes trabalhadoras, deve permanecer e carregar a esperança de dias melhores, que certamente virão, para continuar garantindo o direito a uma vida digna, como assegura a  constituição brasileira.

O dia do trabalhador segue sendo um dia especial para uma cidade trabalhadora como Guarapuava. No campo e na cidade, somos todos a Guarapuava que com trabalho avança.

Parabéns pelo seu dia, trabalhador Guarapuavano!