Notícias

Dia do Rio: SEMAG promove limpeza do Rio das Mortes em Guarapuava

25/11/2022

As ações tem como finalidade alertar as pessoas devido à imensa preocupação com a escassez da água, e também, a preservação e proteção dos recursos naturais.

 

Os rios são de extrema importância para a vida nos mais diversos ecossistemas. É por meio dele, que muitas pessoas tiram sustento, irrigam lavouras e pescam para subsistência. Pensando nisso e integrando as ações em comemoração do Dia do Rio, celebrado dia 24 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Polícia Ambiental, realizou nesta sexta-feira (25) a limpeza dos resíduos sólidos da área de Preservação Permanente (APPs) do Rio das Mortes. 

 

Esta área faz parte do manancial de abastecimento de Guarapuava e integra a Bacia do Rio das Pedras. 

 

O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, explica a importância de realizar esta ação e no que consiste este trabalho. “Estamos realizando este trabalho com os demais órgãos envolvidos, devido a preocupação que temos com esta área que é tão importante para o nosso município. Além disso, iremos intensificar as fiscalizações deste local, pois percebemos que está crescendo o número de descartes de todos os tipos de resíduos nesta localidade”, salientou. 

 

Alline Hlatki, técnica do Instituto Água e Terra (IAT),  esclarece o motivo da escolha deste local para realizar a limpeza. “Escolhemos esta área, justamente por se tratar de uma área de APP e também por se tratar do nosso manancial de abastecimento municipal. Além disso, realizamos esta ação para conscientizar a população o quanto é prejudicial para a nossa existência realizar este tipo de descarte de residuos”, finalizou.