Notícias

Dia do Professor – Homenagem à importância do profissional que forma todas as profissões

13/10/2022

Celebrado neste sábado, 15 de outubro, pontuamos a importância deste profissional no ensino de crianças especiais.

 

Neste sábado, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. Esta data é uma homenagem à importância do profissional educador na vida de todos os cidadãos, pois são eles que formam todas as profissões. Para ser um bom professor é necessário dedicação e esforço, e, saber incluir as diferenças. É dessa forma que os profissionais da educação trabalham quando o assunto é crianças com necessidades especiais. 

 

Conforme a assessora pedagógica da Educação Especial, Silmara Bueno, a existência deste profissional é indispensável na formação dos alunos. 

 

“A participação do professor(a) é imprescindível, visto que esse profissional é quem direciona o trabalho pedagógico, desenvolve caminhos para que esse aluno(a) adquira conhecimento, sendo um facilitador no processo da aprendizagem e autonomia, contribuindo também na valorização e respeito à diferença”, comentou Silmara. 

 

Além disso, para que os professores possam desempenhar um ótimo trabalho, eles recebem, além da formação básica, cursos de formações específicas. Neste ano, por exemplo, segundo Silmara, os professores realizam um curso sobre autismo, devido a alta demanda deste público no município. Contudo, estes profissionais ainda enfrentam dificuldades. 

 

“Apesar de existirem políticas públicas em relação à inclusão educacional, ainda assim, há um longo caminho a se percorrer, seja em recursos materiais e humanos”, contou Bueno. 

 

Por fim, Silmara pontua as principais qualidades necessárias para os professores. “Seja um profissional que acolhe e aceita as diferenças, que esteja sempre em busca de capacitação e aperfeiçoamento. E que seja mediador e facilitador frente às necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada um”, finaliza.