Notícias

Dia do Assistente Social: profissionais que ajudam a transformar vidas

15/05/2021

Neste sábado (15), é comemorado o Dia do Assistente Social e em Guarapuava a história de milhares de pessoas se confunde as de assistentes que dedicam sua vida a esta profissão. Como, por exemplo a Nair Gonçalves, assistente social que atua no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do Morro Alto. Nair iniciou a sua trajetória como beneficiária do Bolsa Família e foi pelo com a ajuda do programa que ela transformou a sua vida.

 

 

Me lembro de todas as dificuldades que passei para criar meus filhos, mas nunca deixei de estudar e tentar mudar de vida. Quando comecei a receber o bolsa família dividia o dinheiro entre comprar coisas para casa, material escolar para os meus filhos e pagar xerox da faculdade”, destacou.

 

Nair, mãe de três filhos, contou ainda, que concluiu sua graduação em Serviço Social em 2020 na Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro e sempre teve como objetivo atuar na sua área de formação, antes mesmo de entrar na faculdade, para ajudar e auxiliar pessoas a lutarem pelo seus direitos. Então se dedicou aos estudos e conseguiu passar no PSS 003/2021, da Prefeitura Municipal.

 

“ É muito gratificante ser assistente social, porque você trabalha com histórias de vida, está ali fazendo com que a pessoa repense a sua vida, que garanta os seus direitos, que lute pelos seus direitos, foi o que mudou a minha vida e espeço fazer parte da mudança da vida de alguém”, enfatizou.

 

A assistente social fez parte das mais de 5 mil famílias, que são beneficiadas com o bolsa família. De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond, o papel do assistente social é essencial, pois ampliam e consolidam a cidadania. “Todo e qualquer projeto elaborado para a sociedade passa pela mão de um assistente social. Os assistentes analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais”, finalizou.