Notícias

Dia da Árvore é comemorado com o plantio de espécies nativas

21/09/2021

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) realizou ações de conscientização e de valorização da preservação ambiental no Município com o plantio de mudas. “Estamos em conjunto com vários parceiros nesse dia especial, são ações que visam além da educação ambiental, a valorização da árvore”, salientou Claudia Ariane Silva da Silva, do Departamento de Projetos Ambientais da SEMAG.

 

Na sede da Comunidade Bethânia, localizada no Guabiroba, funcionários da Unimed participaram do plantio de mudas de espécies frutíferas nativas (guabirobas, pitangas e cereja) às margens do Rio Jordão. “São espécies que além de fornecer frutas para os animais silvestres, também vai auxiliar na produção de mel, que o projeto tem com abelha sem ferrão, nesse sentido estamos  auxiliando a fauna e também a comunidade que está  inserida dentro da bacia de captação do Rio das Pedras”, destacou Saulo Vinicius Kuster da Silva, engenheiro florestal da SEMAG. 

 

Christian dos Santos Jardim, administrador do recanto Bethânia, enfatizou a importância do plantio das árvores. “Cuidando de uma árvore, jardim ou do plantio de uma flor, nós estamos cuidando da vida. E é isso que Bethânia vive, nós cuidamos da vida de seres humanos, mas também cuidamos da vida desse jardim e dessas árvores que foram plantadas”, declarou.

 

26º GAC

 

A outra ação ocorreu em parceria com o 26° Grupo de Artilharia e Campanha de Guarapuava, a equipe da secretaria auxiliou as crianças do projeto Pelotão Esperança, que realiza atividades com meninos em situação de vulnerabilidade, no plantio de mudas de ipês, cerejeiras e aroeira. “Ações como a de hoje, com plantio simbólico dessas mudas, representa que a nova geração está preocupada com a preservação da natureza, temos pessoas, crianças, jovens que estão preocupados em plantar e compor uma vegetação, principalmente na beira de rios e na questão do corredor de biodiversidade que é muito importante”, enfatizou Maristela Lucidone Ferreira, do Departamento de Educação Ambiental, da SEMAG.

 

Em continuidade ao intuito das ações realizadas hoje, amanhã (22), acontecerá o lançamento do Projeto “Águas da Serra”