Notícias

Dia D promove inclusão profissional para portadores de deficiência

29/05/2014

Como parte do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PPD), a Agência do Trabalhador de Guarapuava realiza nesta quinta-feira (29) o Dia D. Até as 16h30, a Agência oferece atendimento especializado para aqueles que possuem algum tipo de deficiência ou reabilitados do INSS e que buscam inserção no mercado de trabalho. Mais de 30 vagas estão sendo oferecidas por empresas parceiras da Agência.

Segundo o coordenador da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, essa é uma oportunidade para aqueles que se sentem inseguros na procura por um emprego. “Estamos com um atendimento especializado. Nossos atendentes estão trabalhando da melhor forma possível para prestar o melhor serviço para aqueles que precisam de um cuidado especial. Hoje é o dia nacional da inclusão de deficientes físicos e intelectuais no mercado de trabalho, mas a Agência do Trabalhador trabalha para que esse tipo de atendimento seja realizado no nosso dia a dia”, comenta Adalberto. Através de análises de perfil, os candidatos são encaminhados às empresas que ofereçam a melhor compatibilização com a função a ser exercida. Além de indicar vagas, a Agência do Trabalhador oferece orientações e oportunidades de qualificação para os trabalhadores por meio de cursos. Já para as empresas, são oferecidas recomendações para o desenvolvimento do trabalho com pessoas portadoras de deficiência.

De acordo com o assistente social da APAE, Adão Schneider, é feito um acompanhamento desses casos antes e depois da efetivação. “Na APAE, contamos com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos no trabalho de inclusão profissional e social. Os auxiliamos na busca por vagas de trabalho, mas o nosso papel não se resume a isso. Quando o trabalhador com algum tipo de deficiência for efetivado, realizamos um acompanhamento completo de seu desempenho e do ambiente de trabalho no qual se encontra”, completa o assistente social.