Dia D mobilizou guarapuavanos para a luta contra a dengue

16/03/2020

Guarapuava está reunindo esforços para combater o Aedes Aegypti. No último sábado (14), diversos parceiros se reuniram em vários pontos da cidade para conscientizar a população sobre a dengue. Em barracas montadas na XV de Novembro, as equipes da Saúde e parceiros distribuíram informações sobre a doença, com amostras do mosquito e orientações sobre como os guarapuavanos podem abraçar a causa. “Nosso trabalho é mostrar para população a realidade deste problema grave. Um só mosquito pode picar 300 pessoas e a fêmea pode colocar até 600 ovos em lugares diferentes. Por isso, as pessoas precisam ser vigilantes em suas casas, já que 96% dos casos de criadouros são encontrados em residências”, alertou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, José Airton Klosovski.

Em Guarapuava, são seis casos de dengue confirmados, sendo todos de pessoas que já vieram para o município com o vírus. O último registro de um caso de dengue autóctone, ou seja, quando a doença contrai o vírus dentro da cidade, foi em 2016. Para evitar uma epidemia, no Dia D de conscientização contra a dengue, orientações simples foram repassadas. “É fundamental monitorar se há criadouro ou condições propícias à criação de larvas como acumular água em copos descartáveis, vasos de flor, tampas de garrafa, bebedouros de animais de estimação ou até no depósito da geladeira”, orientou José.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para quem passou pelos pontos de ação, as dicas foram valiosas. O casal Pedro Diniz e Stephane Janaína de Moura aproveitaram a oportunidade para ensinar o filho Lucas sobre a importância de cuidar da saúde. “Estamos formando um novo cidadão que precisa ter consciência e responsabilidade social. Ele vai aprendendo e a gente também, através dele”, afirmou Pedro. Já a dona Eurides Rodrigues Santos de Oliveira, que também participou do Dia D, vai levar as orientações para a vizinhança. “Isso é para o bem de todos. Se cada um cuidar da sua casa, nós conseguiremos eliminar os depósitos”, avaliou.

Além da região central, as ações de conscientização também se espalharam por bairros da cidade com entrega de panfletos em pontos do Boqueirão, Morro Alto, Vila Bela e Cidade dos Lagos.

O Dia D de conscientização contra a dengue foi promovido através de uma parceria da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, com Sesc Paraná, 5ª Regional de Saúde, Rádio Cultura, Rotary Club, Núcleo Regional de Educação e Polícia Militar.