Notícias

Dia D de combate à Dengue movimenta comércio em Guarapuava

09/03/2016

Ao passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro, na manhã desta quarta-feira (09), em Guarapuava, a dona de casa Terezinha Aparecida Gonçalves, 58, se deparou com mosquitos e larvas do aedes aegypti. “Até hoje não tinha visto nenhum desses bichos. São feios, né?! Mas ainda bem que estão mortos”, se divertiu a moradora do Residencial 2000 nas barracas da Vigilância Sanitária, onde panfletos, orientações e amostras das larvas e mosquitos estão sendo apresentados ao público neste Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Cerca de 50 profissionais da Defesa Civil, Sesc, Senac e Corpo de Bombeiros também participam do mutirão que teve início às 8h e segue até às 17h, percorrendo a região central da cidade – entre a Rua Tiradentes e a Avenida Manoel Ribas – repassando orientações no comércio, colando cartazes informativos e orientando os lojistas para eliminar todo depósito que possa acumular água. “Além de cuidar da limpeza de suas lojas, sabemos que os comerciantes conversam com muitas pessoas, todos os dias, por isso eles também podem nos ajudar a disseminar as informações para seus clientes e assim, todos juntos, combateremos o mosquito”, comenta a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi.

Dentre as visitas, as agentes de saúde e da vigilância se depararam com um bom exemplo de atitude consciente: em uma das revendas de pneus de Guarapuava, os clientes podem entregar os pneus usados diretamente na loja, que depois serão enviados para reciclagem. “Desta forma conseguimos dar o destino correto para esse material, possibilitando a reutilização da borracha”, explica a gerente Rosangela Alves.

De acordo com o coordenador do PNCD (Programa Nacional de Combate à Dengue), José Airton Klosowski, o Mutirão do Dia D ainda conta com equipes que estão trabalhando no eixo rodoviário. “Com as parcerias do Sest e Senat estamos visitando também as empresas de transporte que ficam nas rodovias, assim conseguiremos atingir o objetivo de mapear todas as regiões e eliminar os mosquitos de nossa cidade”, aponta Klosowski, destacando que os agentes comunitários continuam com as visitas às residências urbanas e rurais.

Quem passa pelo calçadão da XV aprova a atividade de orientação e também se compromete no combate ao mosquito. “Aprendi com meus netinhos que podemos colocar água sanitária nas caixas de água e temos que cuidar bem dos vasos no jardim para não acumularem água, porque diz que o bicho gosta mesmo é da água limpinha, né?!”, diz dona Terezinha, que também levou alguns materiais informativos para distribuir para seus vizinhos do 2000. “Não adianta eu fazer meu trabalho sozinha, né. Vou pedir ajuda para todos os vizinhos”.

 

 

Dia D de combate à Dengue movimenta comércio em Guarapuava