Dia D da campanha Novembro Vermelho realiza exames para prevenir o câncer de boca

21/11/2022

Em tendas montadas no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro, estudantes e profissionais da UniGuairacá Centro Universitário e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram a entrega de panfletos e orientações para as pessoas sobre o câncer bucal.

Caminhando com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo do Novembro Vermelho é diminuir em 25% todos os tipos de câncer do mundo, por meio de estratégias de prevenção. O Dia D contou com ações de exames clínicos, visando um diagnóstico precoce das lesões bucais.

Hugo Vieira de Santana, coordenador municipal de Saúde Bucal e um dos coordenadores da campanha, explicou que a ação tem como objetivo a prevenção do câncer de boca, com orientações em relação ao autoexame e ressaltou a importância da campanha em Guarapuava.

“Estão sendo realizados os exames clínicos para toda a população e estamos fazendo orientações sobre o autoexame. Casos de pacientes que encontrem alguma mancha ou algum tipo de lesão, eles podem procurar a unidade de saúde ou nós damos um encaminhamento daqui mesmo. A ação é importante porque no ano passado tivemos em Guarapuava sete mortes por conta do câncer de boca e são mortes que poderiam ser totalmente evitadas se tivesse ocorrido o diagnóstico precoce desses pacientes. Muita gente nem sabe se o câncer de boca existe e menos ainda, que pode matar. Então, com a ação, nosso objetivo, em longo prazo, é reduzir essa mortalidade para zero”, expressou Hugo.

EXAMES

As causas mais comuns do câncer de boca estão relacionadas principalmente ao uso de cigarro e álcool. Fique atento a feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, ou ao aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas na língua e bochecha ou caroços no pescoço.

Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ser avaliado por um profissional.

NOVEMBRO AZUL

Ainda no calçadão em frente à Praça, também foram realizadas orientações em relação ao Novembro Azul. Campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante o mês, outras ações ocorrem relacionadas ao Novembro Azul. No sábado, dia 26, as orientações sobre cuidados com a saúde serão realizadas na UBS Vila Bela, das 8h às 11h30.