Notícias

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe será neste sábado (04) em Guarapuava

03/05/2019

Neste sábado (04) ocorre o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe e, por isso, em Guarapuava, a equipe da Secretaria de Saúde estará com uma força tarefa em ação. A partir das 8h, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Cisgap estarão abertos para imunizar a população que compõe os grupos prioritários. O atendimento seguirá até às 17h. “É importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade para se vacinarem contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B. Tomar a dose da vacina anualmente é fundamental pois é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde”, destacou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

Em Guarapuava, a meta de vacinação deste ano é imunizar 48.427 pessoas. Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e menores de seis anos, gestantes, mães em período pós-parto (até 45 dias), idosos, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, pacientes com comorbidades, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Para se imunizar é preciso ter em mãos a carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF. Policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas também devem comprovar que estão na ativa. Pacientes portadores de doenças crônicas precisam levar a receita do medicamento de uso contínuo no ato da vacinação. Já os professores da rede pública ou privada devem apresentar declaração da escola com assinatura do diretor.

NÚMEROS DA CAMPANHA

Até o momento, em Guarapuava, mais de 19 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe desde o início da campanha. Os maiores números estão entre crianças, gestantes e mães em período pós-parto, grupos prioritários da primeira semana, que contabilizam imunizações em 60% do total previsto. A campanha segue até 31 de maio.