Notícias

Desenvolvimento psicossocial e dependência química são temas de capacitação para funcionários da Fundação Proteger

17/03/2015

Começou, nesta segunda-feira (16), no Senac, o Projeto Acolhimento, que consiste em uma capacitação para os funcionários da Fundação Proteger. Esse trabalho, realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social, dá continuidade à série de encontros para os profissionais desde 2014 visando a atualização em diversos temas. Os assuntos deste ano tratam sobre o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, construção do afeto, prevenção à dependência química e a interação do dependente e sua família.

O presidente da fundação, José Silton Justus, aponta que em 2014 a avaliação dos participantes foi muito proveitosa. “No ano passado, a capacitação tratou sobre relacionamento e auto-conhecimento com um contexto de humanização no trabalho. Quem participou aprovou a iniciativa. Agora retomamos falando mais sobre a parte profissional, levando novos conhecimentos aos envolvidos”, destaca. Uma das coordenadoras do projeto, a psicóloga Lenita Krüger Barreto, explica que os 90 participantes foram divididos em três turmas e a capacitação terá 16 horas para cada uma delas. Além disso, ela adianta que ainda este ano ocorrerão novos encontros.

Há um ano atuando como atendente social na fundação, Vanessa Elaine Valgoi Vilczak conta que ações como essa são fundamentais para aperfeiçoar a realização do trabalho. “Convivemos com diversos casos e há alguns que ainda podemos melhorar o atendimento, por isso a troca de experiências é muito importante”, disse a jovem de 28 anos. Fabíola Cury de Andrade Neitzke trabalha há sete anos como fisioterapeuta na Proteger e também aproveita os benefícios das capacitações. “É um momento para refletirmos e extrairmos informações relevantes. Além disso, é bom colaborar com as pessoas que estão começando”, destaca. Também participaram dos encontros profissionais como psicólogos, nutricionistas, educadores sociais, serventes, entre outros.