Notícias

Desconecte-se do celular e conecte-se a vida para um Trânsito melhor: blitz educativa dá início à Semana Nacional de Trânsito em Guarapuava

17/09/2021

Digitar, fotografar, ler, responder. Múltiplas funções dos smartphones passaram a definir usos distintos, e em consequência disso, riscos maiores quando utilizados pelos motoristas simultaneamente com a direção. Por isso, pensando em uma forma de conscientizar a população, quanto ao uso do celular enquanto dirigem, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) em parceria com o Colégio Adventista, iniciou nesta sexta-feira (17), a Semana Nacional de Trânsito com uma blitz educativa. 

 

 

Com o tema central Desconecte-se do celular e conecte-se à vida para um trânsito melhor”, o secretário de Trânsito, Adalberto Campos, falou sobre a importância da conscientização para mudança de comportamento dos motoristas para prevenção a vida. “Só teremos um trânsito mais seguro a partir do momento em que os condutores mudarem o seu comportamento. Se a via está comprometida o motorista precisa ter cautela, um comportamento diferente. Se o tempo está nublado ou chuvoso, o condutor precisa ter cuidado. E também desconectar do celular  no trânsito, assim como a bebida e o volante não combinam. O celular e a direção também não dão certo”, destacou.

 

Com o apoio da Polícia Militar, alunos e agentes de Trânsito distribuíram panfletos informativos e conversaram com os motoristas, que passavam em frente ao Colégio. Jonas Cristian, de 32 anos, foi um dos condutores abordados. Ele enalteceu o início da campanha. “É uma grande iniciativa em nossa cidade. Todos os dias nós vemos nos canais de notícias, muitos acidentes aqui em Guarapuava por falta de atenção no trânsito. Então precisamos nos conscientizar e cada um fazer a sua parte”, disse. 

 

Caracterizado, representando a morte, o aluno do 6ª ano, Gabriel Lechuk, deixando um recado para os motoristas. “ Espero que todos respeitem as normas do trânsito, não utilizem celular enquanto estiver dirigindo, se conscientizem! O trânsito pode tirar vidas e se as pessoas não respeitarem, eu vou buscar elas!”, finalizou.  

 

Semana Nacional do Trânsito continua

 

A Semana Nacional do Trânsito segue até o dia 25 de setembro, com uma série de ações para a conscientização do cuidado na direção. Confira a programação das próximas ações. 

20/09 – Segunda-feira às 14h30- Palestra e debate sobre segurança no trânsito com o grupo dos motoboys

Local: Teatro Municipal

 

22/09 -Quarta-feira às 14h- Blitz educativa em parceria com as demais entidades envolvidas.

Local: Av. Manoel Ribas ao lado do 26 GAC

 

25/09 -Sábado às 09h30- Dia Nacional do Trânsito, com uma Blitz educativa em parceria comas demais entidades envolvidas

Local: Rua XV de novembro em frente a praça 9 de dezembro