Notícias

Desassoreamento do rio que corta a vila Jardim Nova Esperança, em Entre Rios, teve início nesta quarta-feira (16)

16/08/2023

A previsão de conclusão da obra é de cerca de 45 dias, a depender das condições climáticas.

 

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras, iniciou nesta quarta-feira (16) o desassoreamento do rio que corta a vila Jardim Nova Esperança, na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios.

 

O desassoreamento é a retirada de lixos jogados incorretamente e de sedimentos acumulados nos fundos de rios e córregos. Ele permite o melhor escoamento de água, evitando o transbordamento e inundações.

 

“Os vereadores representantes de Entre Rios, Celso Costa e Vardinho (Valdemar dos Santos), disseram que a limpeza do rio era um desejo gigante e antigo de toda a população. Acaba sendo um serviço meio demorado, mas será de muita importância para essa região da Colônia Vitória. Estamos trabalhando pelo bem-estar e segurança da nossa população”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

Conforme explica a secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji, o serviço é uma demanda da população que os vereadores apresentaram para a prefeitura. Devido a densidade populacional na região, os moradores vinham sofrendo com inundações na área. Após receber o pedido Jacqueline disse que a equipe se dirigiu até o local e analisou a situação. Houve uma programação e, agora, os trabalhos começaram pela parte mais crítica, próximo à Rua Brasília. Depois, a obra de limpeza se deslocará para o ponto mais baixo do rio.

 

“Os vereadores estão nos ajudando a articular tudo, assim como o prefeito, Celso Góes. O desassoreamento irá ajudar na diminuição considerável de alagamentos. Porém, lembramos que é possível que alagamentos ainda ocorram, visto que inúmeras casas foram construídas em locais irregulares, praticamente dentro do rio. Mas as casas que estão nas distâncias seguras, ficarão livres. Vale ressaltar que a ajuda da população é extremamente importante, colaborando para que o serviço seja completamente eficaz por muitos anos, evitando jogar lixos, entulhos e galhos nos rios, construindo suas casas com a distância mínima de 25 metros, e avisando caso ocorra danos em pontes, manilhas e galerias”, ressaltou a secretária.

 

A previsão de término de conclusão da obra é de cerca de 45 dias, a depender das condições climáticas.