Depois de 10 anos, Guarapuava é sede do Torneio Regional Open Taekwondo

17/11/2014

Cerca de 120 alunos, de treze municípios paranaenses, participaram, no último domingo (16), da competição Guarapuava Open Taekwondo, um torneio regional organizado pela academia Professor Marcio Taekwondo Club, com apoio da Prefeitura de Guarapuava. De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, mais uma vez Guarapuava é referência em eventos esportivos, valorizando também, os atletas locais. “Esse evento é uma semente que estamos plantando, fazendo parte de uma nova política pública, oferecendo taekwondo para todas as escolas municipais”, afirma o secretário. As competições foram realizadas no Parque de Exposições Lacerda Werneck – barracão verde.

O torneio regional foi dividido em várias categorias: idade, peso e graduação. Segundo o professor da academia Professor Marcio Taekwondo Club, Marcio Luis Pereira, a adesão dos alunos de outras cidades no torneio demonstra todo o potencial que Guarapuava tem, para sediar grandes eventos esportivos. “Estou surpreso com a quantidade de alunos que vieram de fora. A realização de um evento deste porte, só foi possível com a parceria da Secretaria de Esportes e Recreação, que nos apóia desde o ano passado. Para Guarapuava é importante ter um evento assim, possibilitando aos alunos, que não podem sair da cidade, conhecer a competição e aperfeiçoar suas habilidades”, destaca Pereira.

O aluno da academia Professor Marcio Taekwondo, Lucas Rezende da Silva, com apenas 16 anos, já participou de três campeonatos, sendo dois regionais. “Lutar em um campeonato regional é muito importante para o crescimento do atleta. No começo fiquei nervoso, mas quando entrei no tatame esqueci de tudo”, conta Silva, que ganhou medalha de ouro na categoria peso pesado juvenil – faixa branco marfim.  Com 14 anos, Jéssica Amanda Uniat da Silva, de Saudade do Iguaçu, já faz parte da seleção brasileira de taekowondo. “Acho importante e legal a iniciativa do evento, pois os atletas que estão começando ganham reconhecimento. Hoje minha adversária foi uma atleta de Curitiba”, diz.