Notícias

Defesa Civil recebe doações da Campanha Solidariedade em Dobro

25/07/2023

A campanha organizada pela Campo Real também ajudou outras instituições sociais de Guarapuava.

 

Durante os meses de junho e julho, o Centro Universitário Campo Real promoveu a segunda edição da Campanha Solidariedade em Dobro, uma iniciativa que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da arrecadação de alimentos, roupas, materiais escolares e outros itens essenciais, além de contribuições em dinheiro — todas dobradas pela instituição de ensino, daí o nome da campanha. Neste ano, a ação alcançou resultados ainda mais expressivos, beneficiando diversas instituições e ampliando o impacto positivo na comunidade.


Parte dessas doações estarão à disposição da Assistência Social através da Defesa Civil, que nesta edição recebeu cerca de 1 tonelada de alimentos, além de materiais escolares.


“É uma campanha muito importante. Ela tem como objetivo não apenas arrecadar recursos, mas também trabalhar com os alunos em questões de empatia, solidariedade, justiça social e garantia de direitos, como o acesso a serviços essenciais. Essa campanha é de suma importância para nós, pois fará uma grande diferença. Nossa Secretaria já prestou muitos atendimentos, chegando a uma média de 25 mil por mês. Os itens arrecadados, como material escolar, alimentos e material de limpeza, serão extremamente valiosos para complementar o suporte que o município já oferece às famílias atendidas”, ressaltou Elenita Luiza Lodi, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Tiago Bronoski, representante da Defesa Civil do município, também destacou a utilidade das doações. “As doações recebidas da Faculdade Campo Real são de suma importância. Com a doação de aproximadamente uma tonelada de alimentos, e diversos materiais de limpeza e higiene pessoal, onde será possível montar cestas básicas que serão distribuídas para os projetos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através dos CRAS onde essas doações têm um impacto significativo nas vidas das pessoas atendidas, suprindo suas necessidades básicas de alimentação”, disse.

 

As instituições que receberam o repasse das arrecadações foram a Caritas Socialis, Comunidade Bethânia, Dom Bosco e Vidas por Vidas.


Valdomira dos Santos, presidente da Caritas Socialis, ressaltou a importância do repasse das doações para a instituição, destacando que esses recursos contribuirão significativamente para atender às necessidades alimentares das famílias assistidas.

 

“Para a Caritas Socialis, é de extrema importância, visto que prestamos assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo a alimentação uma das principais necessidades. A doação que estamos recebendo certamente fará uma grande diferença para as famílias que atendemos em nossa instituição, pois são pessoas que nos procuram buscando esse suporte alimentar. Nos comprometemos a repassar esses recursos diretamente para elas, garantindo que essas doações beneficiem quem realmente necessita”, afirmou.

 

A Caritas Socialis atende pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, sobretudo crianças, adolescentes, jovens e mulheres.

 

A campanha

 

Adriana Cristina Lolli, coordenadora das atividades complementares e sociais do Centro Universitário Campo Real, deu mais detalhes sobre a arrecadação. 


“Nossa campanha alcançou um montante de 10 mil reais em doações por pix, que foram dobrados pela instituição, totalizando 20 mil reais destinados às instituições parceiras. Nós também arrecadamos, além dos alimentos essenciais, bolachas, achocolatados e demais comidas que as crianças gostam, pois às vezes elas precisam dessas coisas diferentes”, acrescentou Amanda.

 

Ainda de acordo com a coordenadora, no total, foram arrecadados cerca de 3 mil peças de roupa e mais de uma tonelada de alimentos, que incluem trigo, arroz, feijão, farinha e outros alimentos essenciais. Além disso, a campanha recebeu 150 quilos de ração animal para apoiar os animais assistidos pelas instituições.

 

Além da arrecadação de alimentos e roupas, foram obtidos recursos adicionais fundamentais para o bem-estar das pessoas atendidas. Ainda a campanha arrecadou cerca de 500 pacotes de absorventes, visando apoiar as mulheres em suas necessidades básicas de higiene. Quanto à higiene em geral, foram montados 80 kits contendo produtos essenciais para a manutenção da saúde e limpeza pessoal, e ainda 50 kits de limpeza, contendo itens úteis para a higiene e organização dos espaços utilizados pelas instituições.