Defesa Civil e CRAS realizam atendimentos aos casos de alagamentos nesta quinta-feira (02)

02/06/2022

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02), as equipes da Defesa Civil Municipal e das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), estão realizando atendimentos aos casos de alagamento no município. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) a cidade já registrou um acumulado de 63 milímetros. Ao todo foram realizados 15 atendimentos no dia, entre eles de uma família com oito pessoas que estava ilhada, sendo necessário o reforço do Corpo de Bombeiros para o resgate. Após o procedimento, a família aceitou ser levada para um abrigo.

“Estamos com duas equipes realizando o atendimento e recebendo os chamados da população. Somente hoje, devido ao grande volume de chuvas das últimas horas, já fomos acionados nos bairros Xarquinho, Industrial, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Carli, Morro Alto e Jordão. Os atendimentos foram realizados de maneira emergencial e nos casos em que as famílias enfrentavam situações mais críticas, o Corpo de Bombeiros também foi acionado”, salientou a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Simone Lozeckyi.

As equipes ainda monitoram algumas regiões do município. No entanto, estão sendo disponibilizados o suporte de lona, telhas, roupas e vagas em abrigos para os atingidos. A ação ainda conta com o apoio da SURG e da secretaria de Obras para realizar alguns reparos. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), se uniu a outras secretarias para possíveis atendimentos nos próximos dias, onde a previsão é de mais chuvas em Guarapuava.

“Nossas equipes estão preparadas para o atendimento às famílias atingidas. Estamos com uma força-tarefa para tentar amenizar os problemas causados pela chuva que não tem cessado nestes últimos dias. A Defesa Civil Municipal e as equipes dos CRAS estão atentas para prestar todos os atendimento à população”, enfatiza a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a região de alto risco de alagamentos e deslizamentos. Caso precise de ajuda, os números para contato são o 193 (Bombeiros) ou 99808-9831/99813-3269 (Equipe de Plantão da Defesa Civil).