Defesa Civil de Guarapuava é contemplada com caminhão para socorro emergencial

06/03/2018

Nesta segunda-feira (05), aconteceu no Palácio Iguaçu em Curitiba a entrega de quatro caminhões e equipamentos da Defesa Civil que fazem parte do projeto Ajuda Local, criado pela coordenadoria com articulação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Guarapuava, por ser cidade polo regional e por se destacar pelas atividades desenvolvidas na cidade e região, foi contemplada com um dos caminhões. A entrega feita ao 5º Subgrupamento de Bombeiros de Guarapuava, foi realizada pelo Governador do Estado Beto Richa,  juntamente com a Secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o Comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Fábio Mariano de Oliveira e Chefe da Casa Militar Élio de Oliveira Manoel. “Esses caminhões e equipamentos vão ajudar muito nas intempéries que acontecem no Estado. Por isso decidimos descentralizar os serviços da Defesa Civil para atender com mais rapidez aqueles que mais precisam”, afirmou Fernanda Richa.

Segundo o Comandante do 5°SGBI de Guarapuava, Major Arlisson Sanches, esse caminhão trará diversos benefícios para a cidade e região que é composta por 21 municípios. “Esse veículo é um dos equipamentos que fará parte do Sistema de Armazenamento e Distribuição da Defesa Civil Estadual, que funcionará em quatro regiões do Paraná, sendo que uma das sedes é Guarapuava. Com ele, estaremos prontos para eventuais catástrofes naturais que costumam atingir a região, como enchentes, alagamentos,  deslizamentos e bloqueio de estradas”, esclareceu o major. Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Ari Bona, o caminhão será muito útil para a Defesa Civil. “Eles serão utilizados na entrega de artigos de ajuda humanitária como cestas básicas, telhas, colchões, kits de higiene e limpeza e cobertores aos atingidos por desastres naturais, seja em Guarapuava ou região”, acrescentou Ari Bona.

A deputada estadual, Cristina Silvestri que também participou da entrega ressaltou a importância desse veículo especialmente na região de Guarapuava. “A Defesa Civil de Guarapuava presta seus atendimentos de forma única e exemplar. Com esse caminhão as equipes terão mais independência em seus atendimentos”, destacou Cristina, ponderando que o Governo do Estado preza pelo cuidado da população e que as parcerias entre os governos estão trazendo benefícios também para os pequenos municípios do Paraná. Já para o prefeito Cesar Silvestri Filho, essa é mais uma conquista para o município. “Aprendemos com eventos anteriores a valorizar a ação da Defesa Civil, e esse veículo além de ser uma conquista, terá uma extrema utilidade para o atendimento das pessoas em situação de risco”, ressaltou o prefeito.

Fotos: assessoria deputada Cristina Silvestri