Notícias

Curso online e gratuito do Programa Juventude Empreendedora capacita jovens que querem empreender

14/05/2021

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava se tornou parceira do Programa Juventude Empreendedora que está oferecendo capacitação para jovens de 17 a 29 anos. O curso de empreendedorismo é online e gratuito e ocorrerá entre os dias 24 e 28 de maio, das 19h às 22h. Nas aulas, os participantes vão aprender como abrir e manter um negócio com baixo investimento, em meio à crise causada pelo coronavírus.

 

Para o assistente social, Nilton Luiz Zaroski, responsável pela Gestão de Benefícios da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, um dos objetivos da política da assistência social é o processo de emancipação das pessoas atendidas. “Uma das condições para que ele supere a condição de vulnerabilidade, principalmente econômica, é através do trabalho, do acesso ao mundo do trabalho”, explicou.

 

“Então é muito importante que os jovens do nosso município participem dessa capacitação, pois é uma oportunidade que vai gerar mais esperança, além de renda imediata neste tempo de pandemia tão difícil que estamos vivendo. Para jovens que estão em processo de formação, ou se formaram recentemente e estão desempregados, e para aqueles que querem empreender participar dessa qualificação pode gerar muitos frutos e mais oportunidades”, afirmou o assistente social.

 

A capacitação está sendo oferecida pelo Programa Juventude Empreendedora, que foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e vai capacitar jovens de oito países em três continentes. O projeto, de 2019, busca apontar novas perspectivas, construir caminhos e transformar os sonhos da juventude em realidade a partir do empreendedorismo.

 

Os jovens do Paraná podem realizar a inscrição através de um formulário e mais informações podem ser encontradas no site da Juventude Empreendedora.

 

Metodologia do curso

A metodologia utilizada nas aulas é a By Necessity, desenvolvida pela Agência Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio que gera renda, com baixo custo e organizado em 11 etapas que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para sobreviver à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021. Haverá certificação ao final do curso.