Notícias

Curso de Manejo de animais peçonhentos é realizado no Parque das Araucárias

03/03/2016

Durante esta quarta e quinta-feira (02 e 03), o Parque das Araucárias de Guarapuava, sedia o curso de manejo de animais peçonhentos, que é realizado pela Secretaria do Estado de Saúde do Paraná. Neste módulo, o curso focou no manejo de dois répteis: a cascavel e a jararacuçu. De acordo com o biólogo e coordenador do curso, Emanuel Marques da Silva, esta formação tem o intuito de transmitir para os profissionais participantes qual a melhor maneira de manejar um animal peçonhento. Participam do curso cerca de 60 profissionais representantes dos 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde.

“O animal só ataca quando sente que está ameaçado. Com o treinamento certo é possível tirar o animal dos lugares sem machucá-los e sem deixar as pessoas expostas ao perigo”, disse a médica veterinária que trabalha na vigilância sanitária da cidade de Nova Laranjeiras, Ana Cláudia Alves, lembrando que é imprescindível que qualquer pessoa que encontre algum animal peçonhento acione profissionais do Ibama e da Vigilância de Animais Peçonhentos para que não aconteçam acidentes nem ocorra o desequilíbrio ecológico das espécies.

Para a bióloga e educadora ambiental da secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava, Maristela Procidônio, é de extrema importância que os educadores ambientais do Parque das Araucárias aprendam como manejar estes répteis, assim eles proporcionarão mais segurança aos visitantes das trilhas e também protegerão os animais.