Notícias

Curso de Bioconstrução fomenta o desenvolvimento sustentável no Caminho de São Francisco da Esperança

06/09/2019

Com o objetivo de despertar um novo olhar para a construção, educadores de escolas públicas e privadas, consultores agroecológicos, produtores orgânicos, comunicadores e estudantes participaram de um curso de bioconstrução, no Sítio Pedacinho do Céu, em Guarapuava. Durante três dias, o curso reuniu participantes de municípios como Pinhão, Turvo, Reserva do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Santo Ângelo e Passo Fundo (RS) para discutir formas de contribuição coletiva, a partir de técnicas de construção sustentável, à base de terra. “A diversidade de atrativos que existem no roteiro de turismo rural é o que contribui para seu crescimento. O modelo agroecológico está em alta, pois os turistas mais atentos, buscam não só espaços bonitos, mas também lugares sustentáveis. Nesse sentido, o roteiro de turismo rural Caminho de São Francisco da Esperança, busca conciliar os eixos econômico, social e ambiental”, explicou a coordenadora do projeto Turismo Rural, Valéria Stocki.

As atividades feitas entre 30 de agosto e 01 de setembro, envolveram ações práticas e teóricas sobre técnicas e princípios da bioconstrução, ministradas pelo professor da UniPermacultura (Universidade Alternativa de Permacultura, Bioconstrução e Ecovias), do Rio Grande do Sul, Clairton Jappa da Silva. “A indústria da construção está entre as mais poluentes do mundo e, assim como na agricultura, é preciso encontrar formas sustentáveis e saudáveis de produção, para as pessoas e para o planeta”, afirmou. Para os proprietários e produtores agroecológicos, Cássio Trovatto e Clarita Rickli, o curso foi um motivador para seguirem com a estruturação de seu espaço para o desenvolvimento de atividades que valorizam o saber local e a produção de conhecimentos diversos. “Foram dias de reflexões profundas. Não podemos deixar isso passar. É preciso aprofundar, avançar e colocar em prática no nosso contexto local” avaliou o agricultor.

O curso superintensivo de bioconstrução foi uma iniciativa do Sítio Agroflorestal Pedacinho do Céu, com apoio da Associação de Turismo Rural Caminho de São Francisco e da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Unipermacultura (RS).

Publicado em:06/09/2019