Curso de auxiliar de panificação leva oportunidades a mulheres do Xarquinho

06/07/2015

“Há mais de dezoito anos, eu quero ter minha própria fábrica de biscoitos. Agora, com o curso de panificação, meu sonho está se tornando realidade. Já estou fazendo e vendendo meus biscoitos de casa em casa. Logo eu serei uma micro empreendedora individual”. Esse é o objetivo de Roseli Camilo Lourenço que está se concretizando. Ela e  mais dezesseis mulheres do Xarquinho foram alunas da segunda turma do curso de auxiliar de panificação, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Sesi/Senai, Indústria de Panificação Lopes e Secretaria de Educação.

A cerimônia de formatura aconteceu sexta-feira (03), na Escola Total. “Eu tenho dois filhos, fui pai e mãe e, quando eles eram pequenos, eu não conseguia estudar e planejar. Agora que eles estão grandes, eu procurei a Secretaria da Mulher para ver quais cursos tinham e a Eva [Schran] me convidou para fazer a panificação. A secretaria mudou a minha vida e está mudando a vida de muitas mulheres”, complementa a Roseli.

Para a vice-prefeita e secretária de Políticas para as mulheres, Eva Schran, o curso é a porta de entrada para uma futura empreendedora. “Nós oferecemos a oportunidade, um curso gratuito, dentro do próprio bairro. Agora essas mulheres têm a missão de concretizar suas ideias, de tomar atitudes que as levem ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo”, afirma.

O evento foi marcado pelas oportunidades, sendo anunciado pela Agência do Trabalhador que havia vagas disponíveis para auxiliares de panificação com qualificação. Além disso, as mulheres podem ir até a Agência do Empreendedor, que funciona na Prefeitura de Guarapuava, para a formalização do MEI (Micro Empreendedor Individual). Também participaram da cerimônia o gerente do Sesi/Senai, Ademir Vicente da Silva, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, o vereador Airson Horst,  o diretor da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, a empresária da Indústria de Panificação Lopes, Zaelita Lopes, e as empresárias Maria Inês Guiné e Loren d’Angelo, representando a Acig.