Notícias

Crianças e adolescentes do distrito da Palmeirinha visitam a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

31/08/2023

A visita teve o intuito de apresentar os serviços e atendimentos realizados pela Secretaria, a fim de conscientizar as crianças, desde cedo, sobre os problemas da violência contra a mulher.

 

Na tarde desta quinta-feira (31), as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendidas no CRAS Volante do distrito da Palmeirinha, visitaram a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM).

 

A visita teve o intuito de apresentar os serviços e atendimentos realizados pela Secretaria, a fim de conscientizar as crianças, desde cedo, sobre os problemas da violência contra a mulher.

 

“As crianças trouxeram alegria e energia para a nossa equipe, além de esperança numa nova geração que conhece os direitos das mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

 

A psicóloga da equipe do CRAS da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMADS), Carine Fernandes, comentou que a visita é parte das ações alusivas ao mês de Combate e Enfrentamento a Violência Doméstica e Contra as Mulheres. Segundo afirma, é muito importante falar sobre o assunto com as crianças para que elas saibam identificar os casos e a como pedir ajuda.

 

“A ação é parte dos eixos Direito de Ser e Direito de Conviver, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É importante que as crianças consigam perceber as formas de violência que, geralmente, são naturalizadas. Com isso, essas crianças ficam alertas e têm condições de sair de situações complicadas e evitar que sejam violentadas e, futuramente prevenir que entrem em relações de risco. Também é importante no sentido de proporcionar experiências que promovam o fortalecimento das suas potencialidades para que elas não sejam vulneráveis a esse tipo de situação”, salientou a psicóloga.

 

Para a psicóloga da SPPM, Sara Knesowitsch, receber a visita das crianças auxilia a construir uma sociedade mais equalitária, evoluindo na questão da violência contra a mulher.

 

“Eu acho de extrema importância receber essa nova geração para poder informá-la. Porque a gente tem esperança de que eles, os jovens, venham com uma ideia diferente, aprendendo desde cedo, o que pode e o que não pode sobre esse assunto. Então, está é uma forma de que as próximas gerações não repitam o que a gente vive hoje”, ressaltou Sara.

 

As crianças conheceram o ambiente, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e os Departamentos de Cursos Profissionalizantes e da Feira Mensal da XV. Ao final da visita, Bianca Souza Chaia, de 10 anos, comentou sobre tudo o que aprendeu nesta tarde e que levará adiante.

 

“Eu gostei muito. Aprendi a defender minha mãe e o que fazer para não acontecer essas coisas. Até na escola. Eu vou entregar para os meus colegas da minha sala esses papéis que as moças me entregaram e dizer que se uma mulher for agredida pode procurar a Secretaria”, disse Bianca.

 

Já David Matheus Brás Teixeira, de 9 anos, ressaltou a importância de defender as mulheres.

 

“Eu gostei muito e todos vocês estão certos por defender a mulher. Porque a mulher sofre muito abuso. Vou ensinar meus amigos que a gente precisa defender elas e eu gostei de conhecer o que acontece aqui”, comentou David.

 

Para ver mais fotos da visita clique AQUI.