Notícias

Crianças das Escolas Municipais e CMEIs apresentam atividades sobre o Dia da Água

22/03/2023

Os alunos das escolas municipais e CMEIs de Guarapuava celebraram o Dia da Água com atividades educativas e conscientizadoras.

 

Em Guarapuava, diversas atividades marcaram o Dia da Água, comemorado mundialmente no dia 22 de março. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos. As crianças das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), por sua vez, realizaram atividades lúdicas e expuseram seus trabalhos sobre a importância do recurso natural para o meio ambiente. 

 

“A água é um bem precioso, indispensável para a vida de todos os seres vivos e do planeta. Todos precisamos adotar postura de cuidado, de uso consciente e de preservação para que esse bem valioso não venha a faltar. Neste sentido, as escolas e CMEIs desenvolveram projetos diversos com o tema de forma lúdica, com isso, as crianças aprendem esses conceitos que serão levados para toda a vida”, destacou o secretário de Educação do município, Pablo Almeida. 

 

A Escola Municipal Iná Ribas Carli, no bairro Industrial, promoveu um evento cultural em celebração ao Dia da Água, envolvendo apresentações teatrais, musicais e demais atividades. 

 

As apresentações desta quarta-feira (22), foram concebidas junto às atividades propostas pela bióloga Mariane Araújo, que passou por um processo formativo, por meio da Fundação SOS Mata Atlântica e pôde propor um plano de ação ao final, que foi um projeto sobre a importância da água. Seu plano foi um entre os vinte escolhidos em Guarapuava. Em ocasião do Dia Mundial da Água, o projeto foi oportunamente encerrado com apresentações de alunos do primeiro ao quinto ano.

 

“A minha proposta foi, justamente, trazer para a comunidade a temática da água. Temos dados preocupantes sobre a contaminação da água e sobre a poluição. Então é muito importante abordar esses temas no âmbito escolar e fora dele. Viemos com a missão de aplicar esse projeto na escola e fomos recebidos de braços abertos”, afirmou Mariane. 

 

Maria Luiza, pedagoga da escola, sublinhou o papel pedagógico do projeto. “Houve um grande envolvimento por parte das professoras, das crianças e das famílias. Essa é uma ação educativa para toda a sociedade”, disse.

 

A educação ambiental é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável. E o pequeno Pietro, de 7 anos, também sabe disso. “Eu acho que a gente tem que cuidar melhor do futuro do nosso planeta”, afirmou o menino.