Criamos um programa de desenvolvimento local e humano, diz Cesar Filho no lançamento do programa Vida Digna

08/08/2019

“Meu sonho é melhorar de vida, ter uma casa nova e melhor, para quando a gente faltar, poder deixar para os filhos”, disse dona Casturina Ribeiro, 57 anos, uma das contempladas no Programa Vida Digna, lançado nesta quarta-feira (07), no Paço Municipal. “Hoje é um dia histórico para nós porque criamos a marca de um programa próprio, emancipatório, de desenvolvimento social e humano. Vou guardar este dia com muito carinho. Eu quero, mais do que lembrar o olhar de esperança de vocês hoje, enxergar no futuro uma família renovada, feliz, uma família digna”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

BENEFÍCIOS

O Vida Digna proporcionará uma série de benefícios para as 40 famílias contempladas, em um período de dois anos. As ações envolvem um repasse mensal de aproximadamente R$ 220 por família; cursos de capacitação profissional; aumento no valor pago pelo quilo de material recolhido e entregue na Cooperativa Municipal; destinação de cestas básicas e fornecimento de carrinhos novos aos participantes do programa. Além disso, para famílias com crianças de até quatro anos serão disponibilizadas vagas prioritárias nas creches e o cartão + saúde para motivar as famílias a buscar acompanhamento e atividades de prevenção nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). As famílias que moram em áreas de risco e/ou preservação que concluírem as ações do programa durante os dois anos serão transferidas para unidades de programa habitacional. “Estamos há um ano trabalhando na evolução das ideias, reuniões, pesquisa, estudo, monitoramento e levantamento para apresentarmos este programa. Quem promove uma vida mais digna e o acesso à políticas de direito está favorecendo para que a vida, grande dom de Deus, seja valorizada e desenvolvida, e este é o motivo desse projeto”, ressaltou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

SELEÇÃO

Para definir as 40 selecionadas, foram priorizadas famílias que tem como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis, ou seja, os operadores ecológicos. A seleção ocorreu através do banco de dados do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Guarapuava. “O intuito é gerar uma transformação de pensamento e de organização, uma reconstrução para essas famílias. Porque daqui um tempo alguns terão uma idade mais avançada e também queremos que as crianças tenham outras perspectivas de trabalho, não somente a operação ecológica”, explicou a coordenadora do projeto, Viviane Stavinski.

O programa Vida Digna consiste em ações integradas entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Finanças, Saúde, Educação e Cultura, Habitação e Urbanismo. Além disso, conta com a parceria da Unicentro, por meio do curso de Serviço Social, que reunirá estudantes para visitas domiciliares, observação do andamento das metas pactuadas e outras condições que possam afetar o desempenho do programa e seus objetivos. Já com a parceria do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, alunos do curso técnico em Meio Ambiente irão instruir as famílias sobre cuidados com o ambiente, procedimentos adequados para manuseio, guarda e destinação dos recicláveis e seus resíduos.

Estavam presentes no evento o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro; presidente da câmara de vereadores, João Carlos Gonçalves; procurador do Ministério Público, Lincon Roberto Nobrega Cordeiro; gerente da agência da Caixa Econômica Federal, Guilherme Antenow; reitor da Unicentro, Osmar Ambrosio de Souza; diretor do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, José de Alencar Rocha Loures Jr; e secretários municipais.

Publicado em: 08/08/2019