Notícias

CREAS intensifica trabalho de abordagem social com moradores de rua em Guarapuava

02/07/2021

Com o início do inverno se intensificam as rondas noturnas realizadas pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). As ações se concentram nas pessoas em situação de vulnerabilidade que estão nas ruas. A equipe do CREAS, composta por assistentes sociais, identifica a localização destas pessoas via apoio da central de plantão.

 

No primeiro contato é feita uma pequena entrevista de identificação da pessoa e após esse primeiro contato é feito o convite para que a pessoa seja acolhida nas casas de passagem. Em caso de recusa, o assistente social orienta sobre a vacinação, cuidados com a higiene pessoal e informa sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência, além entregar cobertas e roupas para os que decidem permanecer no local.

 

O assistente social do Creas, Mario de Jesus Vedoia da Silva, percebeu um grande aumento nas solicitações feitas pela população guarapuavana para atendimento destes casos.  Segundo Mário, a divulgação pelos meios oficiais da prefeitura e órgãos de imprensa, auxiliam a equipe em um atendimento mais rápido “Com a divulgação dos números do telefones para atendimento, levou ao conhecimento de mais pessoas e elas estão se sensibilizando, ligando e passando informações onde encontram  pessoas nesta situação” enfatizou ele.

Para atender esse público e as pessoas mais vulneráveis, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social continua arrecadando mantas, cobertores, colchões e roupas (principalmente masculinas) para ajudar aquecer o inverno de quem mais precisa.

 

Como ajudar essas pessoas?

Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones, os atendimentos nesses canais são das 08h às 00h.

Pelo Whatsapp no número(42)3622-2411 ou ligue (42)3627-1598.

 

Em casos emergenciais, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.

 

Doe nos pontos de arrecadação:

Defesa Civil Municipal – Rua Guaíra, 3074 – Centro

Central de vacinação – Praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura (das 8h às 17h)

Corpo de Bombeiros – Rua Sen. Pinheiro Machado, 1230