Notícias

Covid-19: Veja o passo a passo para higienizar as mãos corretamente

03/04/2020

A combinação de água e sabão é eficaz na prevenção de diversas doenças, inclusive do Covid-19. Por isso, a higienização correta das mãos é essencial. “Entre as principais recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), está o hábito de lavar as mãos, de forma correta, já que assim evitamos que elas estejam contaminadas e que transmitam o vírus através do contato com nariz e boca”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

A lavagem das mãos já é uma prática diária de higienização mas, com a pandemia do Covid-19, a orientação é que esse hábito seja intensificado, principalmente para aqueles que, em virtude de atividades essenciais, não conseguem manter o isolamento social.

 

“É preciso lavar as mãos imediatamente quando chegar em casa, em locais públicos quando há contato com superfícies comuns, antes das refeições e após o uso do banheiro. Lembrando que a lavagem correta não deve ser rápida. Todo o processo deve levar de 40 a 60 segundos”. Quando houver ausência de ambientes para higienizar as mãos, a utilização do álcool em gel 70% é recomendada. “São atos simples e fundamentais para o enfrentamento ao Covid-19. Todos precisam colaborar”, orientou Chayane.

 

Pra te ajudar a fazer a higienização das mãos corretamente, elaboramos um passo a passo deste processo. Confira abaixo, as orientações:

 

1-           Molhar as mãos com água

 

 

2-            Aplique na palma das mãos a quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos

 

 

3-            Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si

 

4-            Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa

 

5-            Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais

 

6-            Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando com os dedos, com movimentos de vai-e-vem e vice-versa

 

7-            Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se do movimento circular e vice e versa

 

8-            Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda, fazendo movimentos circulares e vice-versa

 

9-            Enxague bem as mãos com água

 

10-         Seque as mãos com papel toalha descartável

 

11-         Em torneiras com contato manual para fechamento, utilize papel toalha descartável

 

12-         Agora suas mãos estão seguras

 

Mesmo com uma boa higienização das mãos, outras medidas reforçam a prevenção e não podem ser descartadas como respeitar o isolamento social, sair de casa apenas para atividades essenciais e, mesmo nestes casos, evitar aglomerações, usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de fazer a higienização de celulares, notebook e outros objetos de uso pessoal que fazem parte da rotina particular.