
Covid-19: veja o passo a passo para higienizar as mãos corretamente
14/08/2020
A combinação de água e sabão é eficaz na prevenção de diversas doenças, inclusive do Covid-19. Por isso, a higienização correta das mãos é essencial. Esse processo já é uma prática diária de higiene pessoal mas, com a pandemia da Covid-19, a orientação é que esse hábito seja intensificado, principalmente para aqueles que não podem manter o distanciamento social.
A orientação de profissionais da Saúde é para que as mãos sejam lavadas de forma imediata, ao chegar em casa, em locais públicos quando há contato com superfícies comuns, antes das refeições e após o uso do banheiro. Lembrando que a lavagem correta não deve ser rápida. Todo o processo deve levar de 40 a 60 segundos. Quando houver ausência de ambientes para higienizar as mãos, a utilização do álcool em gel 70% é recomendada.
Pra te ajudar a fazer a higienização das mãos corretamente, elaboramos um passo a passo deste processo. Confira abaixo, as orientações:
1- Molhar as mãos com água
2- Aplique na palma das mãos a quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos
3- Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si
4- Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa
5- Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais
6- Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando com os dedos, com movimentos de vai-e-vem e vice-versa
7- Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se do movimento circular e vice e versa
8 – Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda, fazendo movimentos circulares e vice-versa
9- Enxague bem as mãos com água
10- Seque as mãos com papel toalha descartável
11- Em torneiras com contato manual para fechamento, utilize papel toalha descartável
12- Agora suas mãos estão seguras
Mesmo com uma boa higienização das mãos, outras medidas reforçam a prevenção e não podem ser descartadas como respeitar o distanciamento social, sair de casa apenas para atividades essenciais e, mesmo nestes casos, evitar aglomerações, usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de fazer a higienização de celulares, notebook e outros objetos de uso pessoal que fazem parte da rotina particular.