Covid-19: Uso e descarte correto de EPIs

14/08/2020

Em tempos de pandemia, o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) estão incorporados massivamente em nossa rotina. No enfrentamento à Covid-19, máscaras, luvas e álcool em gel são ferramentas que ajudam a frear a contaminação através do contato entre pessoas. Em Guarapuava, decretos municipais orientam e tornam obrigatório o uso de alguns deles. Já em estabelecimentos comerciais, todas as empresas devem oferecer EPIs para os funcionários que estão trabalhando.

Máscaras: Conforme determinação municipal, o uso de máscaras é obrigatório para toda a população em vias públicas e estabelecidos de qualquer natureza. Isso porque esse equipamento impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que auxilia na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. O EPI deve ser usado de forma contínua, sempre cobrindo o nariz e a boca e sendo trocado a cada duas horas. Conforme o decreto, a população pode utilizar máscaras caseiras, reutilizáveis.

Veja como manusear e lavar as máscaras.

Álcool em gel: A higienização das mãos é fundamental na luta contra o novo coronavírus, já que elas são vias de transmissão de micro-organismos devido ao constante contato com superfícies contaminadas. Por isso, o hábito de lavar as mãos e o uso álcool em gel faz toda a diferença. Também seguindo os decretos municipais, as empresas devem fornecer álcool em gel ou álcool 70% para funcionários e clientes.

Luvas: As luvas são outra medida de prevenção, evitando o contato direto com a mão. Em geral, esse equipamento é utilizado por profissionais de áreas específicas, como saúde e limpeza. Conforme o decreto municipal nº 7925, luvas descartáveis também deverão ser utilizadas por clientes de restaurantes com sistema buffet durante o manuseio dos talheres compartilhados, sendo obrigação da empresa o fornecimento desse EPI.

DESCARTE CORRETO

Dessa forma, com o uso massivo desses materiais, é preciso cuidado também na hora do descarte. Segundo orientações da Secretaria de Meio Ambiente e de Saúde, o descarte não pode ser feito junto com materiais recicláveis ou jogados em vias públicas e lixeiras.

A forma correta de desfazer-se deles é colocando-os dentro de sacos de lixo separados e bem fechados, cumprindo todos os cuidados de manuseio para retirar esses materiais, e depois jogá-los no lixo comum. Este cuidado individual irá ajudar e preservar a saúde não só da população em geral, que pode se contaminar com esses materiais largados em vias públicas, como também dos operadores ecológicos, responsáveis pela coleta.