Notícias

Covid-19: Agentes de fiscalização orientam população e comerciantes guarapuavanos

15/06/2020

Pessoas com máscaras no queixo ou no bolso: essa é uma prática que tem sido vista no centro de Guarapuava e que compõe um cenário preocupante em tempos de pandemia. Por isso, agentes de fiscalização da Prefeitura de Guarapuava, que estão diariamente nas ruas da cidade, intensificaram a orientação e alerta para responsabilidade coletiva no enfrentamento à Covid-19.

 

“Fazemos fiscalizações amplas e constantes nos comércios, mas temos recebido muitas denúncias de pessoas que não usam máscaras na rua ou utilizam de forma errada. Nós fiscalizamos e orientamos, mas a população precisa ter consciência que faz parte dessa luta. Enquanto a situação não estiver sob controle, vamos atuar e agir para proteção de todos os guarapuavanos”,  explicou o  diretor de arrecadação e fiscalização, Adão Monteiro.

 

Nas ruas, além da abordagem orientativa sobre o uso da máscara, os agentes distribuem o EPI (equipamento de proteção individual) para aqueles que estão sem a proteção e seguem fiscalizando estabelecimentos comerciais como supermercados, shopping e lojas de departamento onde as medidas de prevenção estão sendo redobradas.

 

Itens do projeto ‘ Máscaras pela Vida’, feitos pela Prefeitura, foram entregues à população (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

“Desde o início da pandemia fiscalizamos diariamente o comércio e sabemos que muitos proprietários respeitam e acatam nossas recomendações, mas da porta pra fora também é preciso ter cuidado e, por isso, a colaboração de todos é fundamental”, pontuou a  integrante da fiscalização, Joeci Aparecida de Lima.

 

A gerente de loja, Viviane Aparecida Soares, vê na prática que a fiscalização é recorrente. “Os agentes estão sempre aqui e tratamos juntos sobre medidas de prevenção para enfrentarmos esse momento. Trabalhamos em conjunto para garantir a segurança e saúde da população”, avaliou.

 

Shopping também adotou medidas preventivas para cumprir normativas de saúde (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Em Guarapuava, a fiscalização é feita por integrantes designados de diversos setores como Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral e Fiscalização Tributária. As ações ocorrem diariamente em todos os segmentos da cidade.

 

Vale lembrar que, conforme o decreto Estadual nº 4692 os estabelecimentos públicos ou privados autorizados a funcionar no Paraná devem adotar estratégias para certificar que empregados, funcionários, servidores, colaboradores e frequentadores adotem as medidas de prevenção contra a Covid-19. Em caso de descumprimento das normas, será aplicado multa conforme os valores estabelecidos na Lei Estadual nº 20.189.