Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas para atendimento do Siate

17/12/2020

Na manhã desta quinta-feira (17), o 12º grupamento do Corpo de Bombeiros recebeu oficialmente duas novas viaturas para atendimento de vítimas do SIATE,  Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, e uma van para fazer o transporte de tropas em treinamentos, cursos e reuniões administrativas. Na cerimônia realizada no Paço Municipal também foi feita a divulgação do projeto de ampliação e reforma da sede administrativa e operacional dos bombeiros, localizada na rua Senador Pinheiro Machado, com investimento de quase 6 milhões de reais e previsão de início em 2021.

“As viaturas vão garantir maior conforto e segurança dos militares, bem como a redução de gastos com transporte durante os treinamentos e atividades administrativas, além de terem sido adaptadas com as mais novas tecnologias existentes no mercado com objetivo trazer um atendimento melhor às vítimas”, afirmou o Comandante do 12º Grupamento, Major José Adriano Spak.

Entrega das chaves para equipe de atendimento. Foto: Secom

Os veículos foram obtidos com recursos do FUMREBOM, o fundo municipal de reequipamento de bombeiros, destinado para as vistorias e prevenção. Além da entrega dos veículos, foram mencionadas as atividades operacionais do corpo de bombeiros e as ações de combate a incêndio, atendimentos e salvamentos dos últimos 58 anos de atuação na cidade.

Desde 2013, a Administração Municipal realizou um trabalho de articulação em conjunto com o Comando dos Bombeiros que permitiu investimentos e melhores condições para atuação dos bombeiros.  Durante a fala, o prefeito municipal Cesar Silvestri Filho recordou o atendimento às famílias em áreas alagadas na cidade no início da gestão.

Lembro do trabalho incansável da equipe fazendo entrega dos colchões de madrugada e acolhendo a população atingida. Nós acompanhamos esse atendimento e, desde lá, temos investido para mudar essa realidade e melhorar a estrutura do grupamento que é uma referência de eficiência na missão de salvar vidas, declarou o prefeito.

Entrega das chaves foi feita pelo Comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná, sendo duas viaturas para o SIATE. – Foto: Secom.

O ex-comandante do 12º grupamento, Tenente Coronel Arlison Sanchez, já na reserva, também participou da homenagem e relatou as conquistas alcançadas com o incentivo do poder público municipal, entre elas, a elevação da então Companhia de Bombeiros para o Grupamento.  “Nos montamos um projeto lá atrás com um grupo de tenentes que aspiravam o desenvolvimento do trabalho aqui e com metas para o ano de 2021. Todas as principais foram atingidas e superadas. E parte significativa desse resultado veio com a atuação da Administração Municipal e a articulação dos políticos de nossa cidade. O César montou uma equipe competente que se empenhou para que tudo isso ocorresse”, declarou.

Viaturas vão reforçar trabalho do Corpo de Bombeiros em Guarapuava. – Foto: Secom

Ampliação e reforma da sede

Em 2021 ocorrerá a concorrência pública para investimento de mais de 5 milhões de reais na construção, ampliação e reforma da sede do 12º Grupamento, localizado no Alto da Xv, com total área total de 2.917 m quadrados. A nova estrutura vai aprimorar o funcionamento e as instalações do alojamento e das áreas administrativa e operacional.

Nos últimos anos conseguimos renovar 50% da frota estadual de veículos utilizados no atendimento inicial das vítimas e Guarapuava avançou muito em infraestrutura. Em breve teremos formação de novos bombeiros na escola no Batel Primavera. Isso melhora o atendimento de nossa população e demonstra é uma visão de futuro. Isso também nos permite aperfeiçoar a estrutura em outros municípios da região, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel QOBM Samuel Prestes.

Projeto de ampliação da sede do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava. Investimento de quase R$ 6 mi. Imagem: Divulgação

Durante o evento, a Deputada Estadual Cristina Silvestri ressaltou a importância dos investimentos feitos nos últimos anos pelo Governo do Estado.  “Temos atuado em busca de verbas para equipar e melhorar cada vez mais o atendimento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava e de toda nossa região.  Somente para a aquisição do novo caminhão os recursos foram de R$ 600 mil reais. Isso vai refletir no atendimento das pessoas que realmente precisam”, afirmou Cristina.

Homenagem

Antes de encerrar a cerimônia, o comandante do corpo de Bombeiros de Guarapuava fez questão de entregar uma homenagem ao prefeito municipal em sinal de gratidão pelas ações e apoio na ampliação da estrutura do grupamento. O presente foi uma réplica do machado utilizado pelos bombeiros para realizar arrombamentos ou cortar estruturas.

Prefeito mostra réplica de Machado recebido em agradecimento pelo apoio prestado durante a gestão do município. – Foto: Secom