
Contribuindo com um meio ambiente mais limpo e trazendo boa alimentação para a população, Feira Solidária é realizada no distrito do Guará
12/07/2023
A cada cinco quilos de material reciclável, é possível receber um quilo de alimento. Entre os produtos oferecidos há uma variedade de hortaliças, proteínas, pães e bolachas caseiras.
A Feira Solidária, promovida pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Agricultura, Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Meio Ambiente (SEMAG), em parceria com a Central de Associações Rurais de Guarapuava (CARMUG), realiza a cada semana, uma visita em dois bairros ou distrito do município levando alimentos frescos produzidos pela agricultura familiar que podem ser recebidos em troca de material reciclável.
Na tarde desta quarta-feira (12), o distrito do Guará recebeu a Feira e centenas de pessoas trocaram materiais recicláveis por sacolas de alimentos.
“Esse projeto é maravilhoso. Ajuda muitas famílias de nossa cidade. A feira vai até o distrito. As pessoas não precisam se deslocar até o centro de Guarapuava para poder receber alimento de qualidade. Isso é pensar na população que mais precisa. Nossa gestão está trabalhando muito bem essa questão, atendendo a todas as famílias com tudo que há de melhor”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A Secretaria de Agricultura fica responsável por comprar do pequeno produtor rural todo o alimento que é dado em troca do material reciclável. Esse alimento é buscado logo no começo do dia, garantindo que chegue com qualidade e o mais fresco possível até as famílias.
“As famílias recolhem o material reciclável que muitas vezes poderia ir para a rua, poderia ir para o bueiro e causar problemas para a natureza. Cada cinco quilos de material reciclável vale um quilo de alimento. Então, a importância é muito grande porque vai atender a família a semana toda, às vezes, até mais”, ressaltou o secretário da Pasta, Itacir Vezzaro.
A SEMAG é responsável por fazer o resgate de todo o material reciclável e dar o destino correto para o lixo, mantendo a cidade e o meio ambiente mais limpo.
“A Secretaria de Meio Ambiente faz o resgate de todo material reciclável. Esses resíduos vão para a reciclagem e são colocados para os operadores ecológicos na Associação de Catadores de Papel de Guarapuava para fazer a triagem de separação. Então, esse valor beneficia também o operador ecológico”, salientou o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Germano Toledo Alves.
A Feira contempla uma variedade de alimentos, desde tomate, cenoura, pães e bolachas caseiras, farinha, carne de frango e ovos. Segundo Luciano Werner, coordenador da Feira Solidária, o distrito do Guará é uma das localidades onde a Feira é sempre bem-recebida.
“Aqui no Guará, a gente pode perceber que o pessoal é bem participativo. Sempre tem muitas famílias. Dá em torno de duzentas para mais pessoas que participam sempre da Feira. É de suma importância para eles que um produto de extrema qualidade, que vem direto dos produtores, colhidos de manhã sejam trazidos à tarde direto para eles. Hoje tem uma variedade enorme de coisas. O pessoal agradece por esse projeto que a prefeitura faz, juntamente com o apoio que o prefeito Celso Góes está dando para a Feira Solidária. Ela (a Feira) está aumentando cada vez mais”, comentou Luciano.
Os moradores elogiaram a organização da Feira Solidária e expressaram a importância do projeto na economia de suas famílias.
“Ajuda bastante, é muito bom. É bem-feito, nós gostamos porque ajuda demais. Economizamos muito no mercado. Tudo o que eu peguei aqui, já não preciso comprar depois. E os alimentos são muito bons”, disse a moradora Rosana dos Santos Rosa.
“Dá para aproveitar e comer muito bem. É maravilhoso. É muito importante para o povo que mora aqui”, falou Zulmira Clair, de 80 anos.
Para ver mais fotos, clique AQUI.