Notícias

Contrato de implantação da tecnologia 5G é assinado em Guarapuava

04/08/2022

Na manhã desta quinta-feira, 4 de agosto, o Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, foi palco de um momento histórico em se tratando de tecnologia e comunicação no município. Os fundadores do Bairro Cidade dos Lagos, por meio da Cilla Tech Park, em um convênio com a Ligga Telecom, assinaram um contrato de implantação da tecnologia 5G na cidade.

 

A instalação do novo sistema de alta velocidade, promoverá o desenvolvimento por meio da conectividade. A parceria permitirá que a empresa de comunicação Ligga Telecom, disponibilize todos os seus serviços na Cilla Tech Park, tornando assim, a Cidade dos Lagos no primeiro Bairro Planejado do País, com disponibilidade do sinal 5G.

 

O fundador e presidente do Bairro Cidade dos Lagos, Odacir Antonelli falou da alegria que sente pela assinatura do contrato de parceria, uma vez que considera a tecnologia a espinha dorsal do desenvolvimento humano e econômico no mundo. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois comemoramos um fato inédito para Guarapuava. Este é um momento de rompimento de barreiras e todos sabem da importância que tem a tecnologia 5G para todos nós, para nossas vidas. Temos aqui, na nossa região, uma escola pública com dois mil alunos e queremos, conectá-la, o quanto antes, com esta tecnologia. O que estamos presenciando hoje, é a soma de muitos esforços e empenho. Há muitas pessoas envolvidas neste projeto de inovação e eu posso citar o prefeito, Celso Góes, que está sempre um passo à frente no desenvolvimento humano, na tecnologia e na busca pela igualdade social”, pontuou Odacir.

 

O presidente também ressaltou que na sequência, outras regiões de Guarapuava também serão atendidas pela tecnologia 5G. “Isso será uma sequência e, em breve, a tecnologia 5G, chegará para todos em nosso município. É nisso que acreditamos e é para isso que trabalhamos, pois isso aqui é uma conquista para Guarapuava. Há muitos outros projetos em andamento para nossa cidade”, reforçou Antonelli.

 

O diretor presidente da Ligga Telecom, Wendell Alexandre Paes de Andrade de Oliveira, classificou o momento como o ponto de partida para uma nova fase para a cidade e para o Paraná. “Tudo o que estamos vendo hoje aqui, faz parte de um sonho. E este sonho, que se iniciou há muitos anos, hoje se torna realidade e beneficia toda a comunidade”, evidenciou.

 

Nascida no Paraná, com a fusão de várias outras empresas de telecomunicação, a Ligga está em plena fase de expansão, segundo sublinha o presidente. Ele ressalta que todos os envolvidos com a empresa estão cientes dos desafios e que isso é fator motivador para que se trabalhe ainda mais para levar a tecnologia da conectividade a todas as pessoas, rompendo assim, as barreiras que até agora existiram. “Atuamos no Estado do Paraná e em breve, iniciaremos uma expansão pelo Brasil, oferecendo um portfólio de soluções para residências e empresas. Com a aquisição de licenças 5G no último leilão da Anatel, a Ligga passará a atender cerca de 46% da população de todo o território nacional, abrangendo os Estados do Paraná, São Paulo, Pará, Maranhão, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas. Com isso, eu afirmo aqui, que seremos uma das maiores operadoras de Telecom do Brasil”, discorreu Wendell, que acrescentou que a escolha do nome “Ligga” foi realizada por meio de uma votação dos paranaenses.

 

“Quem escolheu o nome da Ligga, foi o próprio povo paranaense. Nós fizemos uma pesquisa para a escolha do nome. A Copel Telecom, sempre teve um senso de pertencimento ao povo do Paraná. Com a mudança, a escolha do nome Ligga mantém esse sentimento de pertença a todas as pessoas. A marca está sendo formada a partir da aquisição das empresas Ligga Telecom (antiga Copel Telecom), com 192 mil clientes em todo o Paraná, e da Horizons, com mais 3500 clientes corporativos. Em breve, outras marcas se juntarão ao projeto, assim como maiores investimentos para levar ainda mais soluções aos nossos clientes, serão disponibilizados. Nosso grupo nasceu Telecom, mas o objetivo, perseguido desde o primeiro lance (em leilão), é avançar como uma companhia de tecnologia, que leve muita conectividade, inovação e soluções disruptivas aos mais diversos setores, do agronegócio à medicina, da indústria ao entretenimento e, assim, sucessivamente”, grifa Wendell.

 

O presidente da Associação Inteligente Cidade dos Lagos, Vilso Dubena, pontuou que desde a concepção do projeto que deu origem ao bairro, ainda em 2010, muitas coisas boas e importantes surgiram naquela região. “Desde o início das obras que só coisas boas vêm acontecendo aqui no Bairro Cidade dos Lagos. Agora, muitos anos depois, temos o prazer de assinar este contrato da tecnologia 5G que, com certeza, irá mudar a vida das pessoas. Ainda temos muito a aprender sobre a nova tecnologia, mas os especialistas estão aqui para isso. Este é um bairro que servirá como referência para o Brasil. Estamos percebendo a importância do 5G para todos os setores de nossa sociedade. Lá no início, fomos buscar ideias e referência no Brasil e em outros Países e o resultado é isso que todos podem ver hoje, um local perfeito, planejado e acolhedor. Uma nova forma de viver em sociedade e de empreender em tecnologia, sempre com respeito ao meio ambiente e às pessoas”, expressou.

 

O presidente do Cilla Tech Park, Leonardo de Mattos Leão, disse que os avanços em tecnologia em Guarapuava se devem aos esforços de pessoas comprometidas e que se dispõem a servir a comunidade em suas várias frentes de trabalho. Ele reitera ainda, que a partir dos sonhos de cada pessoa, muito se pode fazer em favor de todos. “Este é um sonho que começou há muito tempo, por mentes pioneiras e que só se tornou possível pelo esforço conjunto da sociedade civil organizada. Este sonho, fez com que Guarapuava despontasse, trilhando um rumo de consolidação no caminho do desenvolvimento e da tecnologia, sempre calcada no pioneirismo. O Cilla Tech Park se posiciona sempre como um ambiente promotor e propulsor de tecnologia de inovação. O 5G, muito mais do que velocidade de dados, traz sim, velocidade de desenvolvimento, de progresso. O 5G faz girar a roda da economia e consolida Guarapuava como um grande polo nacional de desenvolvimento e inovação”, detalha Leonardo.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, enalteceu a iniciativa dos envolvidos no projeto que trará a tecnologia 5G para Guarapuava e salienta que este é um momento histórico, um divisor de águas no campo da tecnologia, uma vez que em breve, o município terá a maior usina de energia solar do Paraná. “Para todos nós, de Guarapuava, este é um momento de muita alegria. Eu diria que é um momento de colher os frutos que foram plantados lá atrás, com muito trabalho e sonhos dos nossos empresários, técnicos, pensadores e visionários.  A chegada do 5G no município só faz alavancar ainda mais nosso desenvolvimento. Tenho a satisfação de contar também que a maior usina fotovoltaica do Paraná será instalada em breve aqui em Guarapuava. Isso tem uma importância indescritível. Mas isso só ocorre porque há uma articulação política e empresarial na cidade. Isso só é possível quando todos remam para a mesma direção”, elencou o prefeito.

 

Celso também considera que a criação recente da Secretaria da Ciência e Tecnologia no município, consolida um compromisso que sua administração tem para com a população. “Recentemente, criamos a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Isso foi um grande avanço para Guarapuava. Com esse aporte, teremos, em breve, um grande programa municipal de inclusão tecnológica do Paraná. Nós vamos levar a tecnologia e a internet para os bairros que mais precisam, para aquelas pessoas que necessitam da informação, do acesso à internet. Vamos fazer um chamamento público e oferecer internet com qualidade para quem mais precisa”, discorreu o prefeito.

O prazo de implantação da tecnologia 5G na região do Bairro Cidade dos Lagos, é de 90 dias, a contar a partir de 4 de agosto.

 

PRESENÇAS

 

Participaram do evento, vereadores, empresários, representantes do governo do Estado, integrantes da imprensa, além da população que prestigiou o momento histórico em se tratando de tecnologia na cidade.