Consulta Pública define as(os) novas(as) diretoras(es) das Escolas Municipais

28/11/2020

A consulta pública para escolha de 43 diretoras(es) das escolas municipais de Guarapuava ocorreu na quinta-feira (26), com a divulgação do resultado nesta sexta-feira(27). Concorreram ao cargo, professores, supervisores e orientadores escolares que atuam como servidores do Município. Todavia, a escolha dos candidatos que devem assumir a gestão das escolas pelos próximos 2 anos, a partir de 2021, foi feita pela comunidade escolar que inclui os pais/mães, ou responsáveis pelos alunos, professores e funcionários. Foram considerados eleitos aqueles que obtiveram a maioria dos votos, em conformidade com a Lei nº 1.576/2006.

Das 43 escolas, 37 tiveram diretoras (es) eleitas (os). Nas demais, devido à vacância do cargo, ocorrerá a indicação do gestor pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em consenso com o colegiado da Unidade de Ensino. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a escolha para a direção das escolas é uma estratégia que garante a participação da comunidade escolar na gestão democrática das Unidades de Ensino com a participação de todas(os) os(as) profissionais em efetivo exercício na escola, além dos pais, mães ou responsáveis legais pelas(os) alunas(os).

Tudo transcorreu de forma tranquila graças ao empenho de todos os envolvidos nesse processo. As(os) candidatas(os) tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas às equipes das escolas e à comunidade escolar, utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens, em razão da pandemia do COVID-19, possibilitando a apreciação dos projetos de gestão., explicou a secretária Doraci Luy.

Foto: Arquivo Secom/Comunidade reelegeu a diretora da Escola Antônio Lustosa de Oliveira.

O processo de escolha de cada escola foi coordenado por uma Comissão Consultiva Central da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e por Comissões Consultivas Locais, nas escolas, compostas por servidoras(es) e membros da comunidade escolar. “Às diretoras reconduzidas, a todas(os) as(os) diretoras e diretores eleitas(os) e, às diretoras que encerram sua gestão ao final deste ano e, que se dedicaram nos últimos dois anos frente as escolas municipais, os nossos mais sinceros agradecimentos”, enfatizou  a secretária.

Os homens também participaram do processo de escolha da direção dos estabelecimentos. Sendo dois eleitos para a gestão das escolas General Eurico Dutra (Guairacá) e Francisco Peixoto de Lacerda Werneck (Entre Rios).

Homologação
A homologação dos recursos apresentados, após a divulgação do resultado, será divulgada no dia 1º de dezembro na página da Secretaria de Educação e Cultura, já a homologação de todo processo de Consulta Pública ocorrerá no dia 2 de dezembro, conforme previsão da Comissão Consultiva Central. Acesse a página neste link: SEMEC.

O mandato das novas(os) diretoras(es) inicia no primeiro dia útil de 2021. Para conferir a lista completa dos candidatos eleitos, clique aqui.