
Conselho Estadual de Cultura realiza reunião em Guarapuava
17/10/2018
Nesta terça-feira (16), integrantes do Consec (Conselho Estadual de Cultura) participaram de uma reunião, em Guarapuava, para debater as demandas e ações desenvolvidas até o momento. É a primeira vez que a reunião não acontece em Curitiba. “Receber a primeira reunião descentralizada é um privilégio para nossa cidade, pois mostra que estamos preparados para ser uma referência cultural para a região e para o Paraná”, avaliou a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
Os conselheiros debateram as ações do PEC (Plano Estadual de Cultura), um conjunto de políticas públicas implantadas em 2017 para serem realizadas nos próximos dez anos. Além disso, foi apresentado o Plano Estadual Setorial de Ópera, que integra ações para ampliar a produção e a difusão do gênero no Estado. A reunião deu início à programação da 2ª Mostra de Arte Popular que acontece até esta quinta-feira (18), em Guarapuava.
O conselho é composto por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem como objetivo integrar a sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná. Os conselheiros fiscalizam a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitem pareceres sobre questões técnico-culturais, participam da formulação das políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivam a proteção do patrimônio cultural, valorizam as manifestações culturais locais e regionais, incentivam pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.
Guarapuava pertence à Macrorregião Centro-Sul e conta com um conselheiro eleito em 2017, Norbert Heinz. A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, também representa a cidade.
Publicado em:17/10/2018