Notícias

Conselheiros do COMDICA tomam posse e elegem nova diretoria para mandato 2023/2025

10/07/2023

Na última quarta-feira (5), os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) tomaram posse em uma cerimônia realizada na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). Além disso, durante o evento, foi realizada a eleição da nova diretoria que estará à frente do Conselho no período de 2023 a 2025.

 

Os conselhos permitem que a sociedade organizada intervenha nas políticas públicas, interagindo com o Estado na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação do Município, Estado ou do Governo Federal. 

 

“O COMDICA é uma importante instância de participação popular que conta com representação dos órgãos públicos do município e de representantes da sociedade civil voltadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros desempenham um papel fundamental na análise de documentos, visitas institucionais, comunicação e articulação relacionadas às políticas públicas voltadas para essa parcela da população”, informou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi. 

 

Durante a reunião de posse, foram eleitos os membros da nova diretoria do COMDICA. A presidência ficou a cargo de Tiene Milca de Almeida Duarte, representante da Secretaria Municipal de Educação (SME). Isabela Menon, da Associação Canaã de Proteção à Criança e ao Adolescente, assumiu o cargo de vice-presidente. Thainara Laís Ramos Pedroso Caldas, da Secretaria de Finanças, foi eleita primeira-secretária, enquanto André Luiz Rocha, da Associação de Pais e Professores (APPs), ocupará o cargo de segundo-secretário.

 

“Compor a mesa diretiva do COMDICA pela segunda vez é um privilégio e uma grande responsabilidade. A primeira vez foi representando uma entidade, e, agora, representando a Secretaria Municipal de Educação. Como órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, os planos são de continuar trabalhando de forma articulada com os demais membros, o Poder Público e organizações da sociedade civil para atender às demandas do município”, afirmou Tiene Milca de Almeida Duarte, presidente do COMDICA. 

 

Tanto no COMDICA quanto no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o mandato da nova composição tem duração de dois anos. No entanto, a diretoria é eleita anualmente, o que significa que dentro de um ano haverá uma nova eleição entre os mesmos conselheiros.