Notícias

Conferência municipal define políticas públicas para crianças e adolescentes

18/10/2018

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizam a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O principal objetivo é fortalecer o diálogo e cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não-governamentais para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Participam representantes de entidades e sociedade civil organizada. “Estamos definindo as propostas para a conferência estadual. Discutimos os direitos e até onde eles estão sendo garantidos. Além disso, saem formulações para as políticas publicas no atendimento às crianças e adolescentes”, destacou a presidente do Comdica, Regiane Lopes de Morais.

Pela manhã, a organização do evento apresentou o Guia de Serviços e do Fluxo de Atendimento da Saúde, que orienta os profissionais da área sobre cuidados às crianças e adolescente. O guia explica como acionar o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, por exemplo, e o que compete a cada grupo de atendimento. O promotor titular da 21ª Vara da Cível da Comarca de Curitiba, Murillo José Digiácomo, falou sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente.

Willian Ribeiro participou da conferência representando os adolescentes do território do Cras 3. “É muito importante representar esses jovens e saber que muitos gostariam de estar no meu lugar. Estou muito grato por estar aqui e ter a oportunidade de lutar pelos nossos direitos”, resumiu o estudante do 1º ano do ensino médio.

Durante à tarde, haverá a apresentação dos candidatos a delegados na conferência estadual, a discussão dos cinco eixos de trabalho e a plenária final. Também participaram do evento a presidente da Fundação Proteger, Lidiane de Cassia Martins Andrade Vatrin; coordenadora da Proteção Social Básica do Município, Karine Cavallin; vereadora Terezinha dos Santos Daiprai; promotora de justiça da 6ª Promotoria, Vilma Leiko Kato; juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guarapuava, Rafaela Zarpelon; chefe regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo; secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran de Lima; secretária executiva dos Conselhos e coordenadora geral desta Conferência, Jeane Ramos Silvério Garcia.

Publicado em: 18/10/2018