Notícias

Concurso definirá melhor projeto de construção da nova sede da Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres

20/08/2021

Estudantes matriculados na disciplina de “Projeto de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo” do Centro Universitário Campo Real podem fazer a inscrição no concurso para elaboração do projeto da “Praça Transversal”. A Instituição é parceira da Secretaria Municipal de Políticas Publicas para as Mulheres na fase de planejamento da construção da nova sede da secretaria e da Casa da Mulher Brasileira na praça do Ginásio Santa Terezinha.

 

O concurso servirá para propor soluções arquitetônicas e paisagísticas para a criação de uma nova praça com os dois novos edifícios. O projeto para a praça visa aproximar as políticas públicas para mulheres das demais políticas municipais da saúde, da educação, da inovação, de segurança pública, do trabalho, entre outras. “Vamos fortalecer nossas ações na comunidade, oferecendo um espaço de acolhimento às minorias atendidas pelas políticas públicas de cunho igualitário e entregando à comunidade e vizinhança um novo espaço público.”, declarou Priscila Shran, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

 

Praça do Ginásio Santa Terezinha deve receber a sede da Secretaria da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira.

 

A coordenadora do concurso, professora Iris Parada Souza, explica que os projetos de extensão são a oportunidade ideal para que a comunidade possa ser diretamente beneficiada pelo conhecimento gerado dentro da graduação. “O aluno tem a oportunidade de experimentar, ainda durante o curso, a aproximação necessária entre teoria e prática que viverá ao se formar. Queremos participando ativamente de iniciativas que promovam este encontro tão importante entre poder público, ensino superior e comunidade.”, enfatizou.

 

Etapas

A primeira fase consiste na elaboração das propostas pelas equipes de acadêmicos, supervisionados pelas professoras Iris Parada Souza e Hinaylen Both. Encerrada essa etapa, o trabalho vencedor vai ser definido por meio de uma votação realizada por representantes da Instituição, das secretarias municipais envolvidas e, finalmente, na última etapa, com a participação da população. A premiação será feita com horas complementares e diplomas ao mérito.

 

O projeto escolhido passará então por uma apreciação por parte das secretarias e órgãos públicos envolvidos, quando terá início a terceira fase, em que os acadêmicos desenvolverão o Estudo Preliminar para entrega do projeto mais desenvolvido ao final do semestre.

 

A equipe vencedora cederá os direitos autorais da proposta de Estudo Preliminar à Prefeitura Municipal de Guarapuava, que poderá, a partir dele, elaborar o Projeto Básico e o Projeto Executivo das obras, ambos a serem contratados posteriormente mediante licitação pública.

 

Para ter acesso ao edital, clique aqui.