Notícias

CONCIDADE: Conselho do Plano Diretor de Guarapuava realiza a penúltima reunião ordinária do ano 

13/10/2022

Na manhã desta quinta-feira (13), foi realizada, na câmara de vereadores, a quinta e penúltima reunião ordinária de 2022 do Conselho do Plano Diretor de Guarapuava (CONCIDADE), que integra as Secretarias de Planejamento e Urbanismo e a de Habitação.

 

Na pauta da reunião, foram discutidos os seguintes assuntos: Aprovação da ata da reunião anterior, Protocolo 20656/2022 consulta para cemitério, protocolo 32585/2022 consulta prévia para condomínio, protocolo 15930/2022 certidão de uso e ocupação do solo para aterro de resíduos, protocolo 38847/2022 consulta para loteamento e alteração de perímetro urbano e, por fim, foram discutidos temas já elencados em reuniões anteriores como: Aeródromo, Tabela CNAE/Revogação Feixe Microondas. 

 

Em relação ao primeiro tema elencado, que foi sobre o Protocolo 20656/2022, consiste na consulta para a construção de cemitério particular para a localidade do bairro Morro Alto, o qual recebeu aprovação já em primeira discussão pela maioria dos conselheiros presentes. 

 

O segundo assunto consistiu na consulta prévia para a construção de um condomínio, localizado na Avenida Ivo Carli e compreende a localidade do bairro Moriá. As questões levantadas foram em relação ainda sobre as mitigações desta localidade, com a existência deste empreendimento. Importante ressaltar que o tema já foi abordado na última reunião, ocorrida em agosto.

 

O terceiro tema diz respeito ao protocolo 15930/2022 Certidão de Uso e Ocupação do Solo para Aterro de Resíduo e diz-se da aprovação da construção de um aterro industrial localizado na empresa Iberkraft, bairro Industrial. O secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, explica sobre a importância do assunto no CONCIDADE. 

“É preciso deixar claro que a nossa discussão e o interesse em elencar este assunto na reunião do CONCIDADE, diz respeito somente ao interesse pela aprovação em relação à localidade e não à questão ambiental, que posteriormente tem de ser viabilizada pela Secretaria de Meio Ambiente”, enfatizou o secretário. Portanto, concluiu-se que, este assunto, ainda será debatido nas próximas reuniões. 

 

O quarto tema discutido, tem a ver com o protocolo 38847/2022, sobre a consulta para loteamento e alteração de perímetro urbano. O tema versa sobre a alteração da via devido à construção de um loteamento nas localidades dos bairros Cascavel e Aeroporto. As alterações que serão realizadas, caso o loteamento seja aprovado e implantado futuramente, irá consistir na ligação do sistema viário das Ruas: Pedro Américo e Fernão Dias e a solução de travessia de ferrovia, na Rua Martin Afonso, vias marginais às Áreas de Preservação Permanente (APP’s), e ligação com Rua Cruz Machado, ou seja, irá fazer a ligação entre os bairros. O empreendimento contemplará 789 unidades residenciais, com área total de lotes de 224.924.55 m2. 

 

Por último, foram discutidos também, em relação aos temas: Aeródromo, Tabela CNAE/Revogação Feixe Microondas. Estes DISCUTIDOS em reuniões anteriores.

 

Por fim, todos os temas elencados na quinta reunião do CONCIDADE desta manhã, serão analisados e discutidos novamente nas próximas reuniões ordinárias. 

 

A reunião desta manhã contou com a presença do secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, do secretário de Habitação, Fernando Damiani, de servidores municipais e conselheiros da sociedade civil. A última reunião deste ano será em 15 de dezembro.